A atribuição do nome foi uma proposta da Câmara Municipal, aprovada em sessão da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha.
Estarão presentes o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, o presidente da Federação Portuguesa de Badminton, Duarte Anjo e o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Ricardo Gonçalves. A sessão realiza-se por ocasião da 1.ª Jornada do Campeonato Nacional Sénior de Badminton.
Joaquim José de Oliveira Lopes foi um dos grandes mentores da modalidade de badminton nas Caldas da Rainha, através do MVD – Movimento Voluntário Desportivo. A sua forte intervenção associativa ao longo dos anos levou-o à presidência da Federação Portuguesa de Badminton, onde, fruto da sua visão, desafiou os líderes políticos da altura para a construção do Centro de Alto Rendimento de Badminton, equipamento inaugurado a 6 de fevereiro de 2010 e que transformou em definitivo Caldas da Rainha como capital do badminton em Portugal, uma vez que acolhe as principais competições nacionais da modalidade e provas internacionais.
Foi árbitro e treinador de badminton e ajudou a formar muitas crianças, hoje adultos, através do desporto.
Morreu a 18 de março de 2024, quando tinha 73 anos.
Fez parte do Conselho Municipal de Desporto das Caldas da Rainha e no seu percurso associativo foi tesoureiro e membro da comissão executiva do Comité Olímpico de Portugal e foi presidente do conselho fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.