emissão em direto

Politécnico de Leiria suspeita de ataque informático

O Politécnico de Leiria terá sido alvo de um ataque informático, que deixou a instituição de ensino superior sem acesso à sua rede interna e à plataforma ‘e-learning’ ‘moodle’, onde os alunos consultam todo o material educativo. A instituição revelou à agência Lusa ter “sérias suspeitas de ter sido alvo de um ataque informático”, na […]

O Politécnico de Leiria terá sido alvo de um ataque informático, que deixou a instituição de ensino superior sem acesso à sua rede interna e à plataforma ‘e-learning’ ‘moodle’, onde os alunos consultam todo o material educativo.

A instituição revelou à agência Lusa ter “sérias suspeitas de ter sido alvo de um ataque informático”, na madrugada de 2 de maio. Na sequência de um alerta recebido pelo sistema de resposta a incidentes de segurança informática, o Politécnico de Leiria decidiu “desativar o acesso à página de internet, como medida de precaução”, referiu.

O acesso às plataformas ‘online’ e ao ‘e-mail’ institucional também ficaram limitados. A comunidade educativa deixou de ter acesso às fichas no ‘moodle’, o que poderá prejudicar os alunos, que ficaram assim sem acesso a todo o material das aulas e de apoio letivo disponibilizado pelos docentes.

“O gabinete de crise do Politécnico de Leiria está a efetuar a avaliação do sucedido e a averiguar a origem do eventual ataque”, afirmou a instituição, que estava a envidar esforços com vista a repor o normal funcionamento das plataformas online.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.