emissão em direto

Politécnico de Leiria volta a desafiar mentes criativas no Ocean Hackathon

O evento realiza-se entre os dias 17 e 19 de outubro, com submissão de desafios aberta até 15 de maio. Durante 48 horas consecutivas, equipas multidisciplinares compostas por estudantes, investigadores, docentes e outros profissionais vão trabalhar no desenvolvimento de protótipos tecnológicos que respondam a desafios propostos por entidades nacionais e internacionais. A edição portuguesa decorre […]

O evento realiza-se entre os dias 17 e 19 de outubro, com submissão de desafios aberta até 15 de maio.

Durante 48 horas consecutivas, equipas multidisciplinares compostas por estudantes, investigadores, docentes e outros profissionais vão trabalhar no desenvolvimento de protótipos tecnológicos que respondam a desafios propostos por entidades nacionais e internacionais. A edição portuguesa decorre em simultâneo com outras 15 cidades espalhadas pelo mundo.

Promovido pelo Campus Mondial de la Mer, sediado em Brest, França, o Ocean Hackathon aposta na partilha de dados, inovação tecnológica e espírito empreendedor, com o objetivo de impulsionar soluções para os problemas que afetam os oceanos. A iniciativa procura também estimular a criação de comunidades ligadas à ciência e tecnologia marinha.

Ao longo da maratona, os participantes terão acesso a uma ampla base de dados, ferramentas digitais e ao apoio de mentores especializados, nacionais e internacionais, que contribuirão com conhecimentos técnicos e científicos para a concretização das ideias em protótipos funcionais.

Segundo Sérgio Leandro, diretor da ESTM, “a construção dos protótipos basear-se-á em bases de dados disponibilizadas pela organização, fruto de uma parceria internacional alargada”, destacando ainda o esforço conjunto dos fornecedores de dados para garantir a acessibilidade e compreensão da informação fornecida.

Desde a sua criação, em 2016, o Ocean Hackathon tem contribuído para o aumento do valor dos dados marinhos, incentivando a sua reutilização e promovendo o desenvolvimento de novas abordagens tecnológicas no domínio dos oceanos.

A organização da edição portuguesa está a cargo do Polo de Peniche da Rede Hub Azul – Smart Ocean, do Politécnico de Leiria e do projeto Blue Bio Techpreneurs, cofinanciado pela União Europeia, contando com o apoio do Município de Peniche e da Rede Hub Azul Portugal.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.