emissão em direto

“Polvinhos do Afeto” contra isolamento social

A Câmara Municipal de Óbidos lançou o projeto “Polvinhos do Afeto”, que visa a criação de grupos de munícipes de Óbidos que se encontram em situação de risco de isolamento social, sem ocupação ou que simplesmente queiram aprender a tricotar.

A Câmara Municipal de Óbidos lançou o projeto “Polvinhos do Afeto”, que visa a criação de grupos de munícipes de Óbidos que se encontram em situação de risco de isolamento social, sem ocupação ou que simplesmente queiram aprender a tricotar.

O grupo tem como propósito tricotar “polvinhos” e debater um tema que é lançado no início de cada sessão. Estes serão entregues a recém-nascidos (prematuros e/ou internados) na unidade de Neonatologia do hospital de Santa Maria. Têm como função tranquilizar os recém-nascidos, uma vez que “os seus tentáculos parecem ser o cordão umbilical e causam uma sensação de segurança parecida à do útero materno”.

“São vários os benefícios de participar nesta atividade de lazer, nomeadamente desenvolver a capacidade criativa e o treino cognitivo, pensar sobre si e o outro, promover a interação social e aprender novas aptidões relacionais. São aspetos privilegiados a ter em conta nestas sessões”, refere Margarida Reis, vereadora do Município de Óbidos.

A autarca acrescenta que “é um espaço onde se pretende fomentar a coesão e, consequentemente, a aceitação de todos, e aumentar a auto-estima através do altruísmo e da empatia”.

As sessões deste projeto têm lugar nas Piscinas Municipais e são dinamizadas pela psicóloga clínica do Município, Joana Duarte, com uma periodicidade quinzenal.

Quem pretender fazer parte deste projeto pode fazer a sua inscrição na secretaria das piscinas.

Últimas Notícias

Casal cultivava canábis em casa

Um homem de 48 anos e a sua companheira, de 40 anos, foram constituídos arguidos, após o desmantelamento de uma estufa de canábis no concelho do Bombarral.

Banhista inglês socorrido

Um homem de 46 anos, de nacionalidade britânica, que alegadamente sofreu um trauma cervical depois de ter mergulhado em Point Fabril, uma praia não vigiada, em Ferrel, no concelho de Peniche, no passado sábado, foi socorrido por elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, do Projeto “SeaWatch”, bem como dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Nadadores encontram crianças perdidas

Os nadadores salvadores da Nazaré ajudaram neste domingo em quatro situações de crianças perdidas na praia. Todas elas foram encontradas e entregues aos pais, graças ao sistema de comunicação entre os postos de praia.

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.