Nic Von Rupp nasceu em 1990, cresceu em Sintra e é filho de pai alemão e mãe portuguesa. Desde os nove anos que se dedica ao surf, tendo encontrado uma paixão: as ondas grandes. “É sobre ir até ao limite. O Clement é um surfista incrível e esteve super bem no jet ski e na prancha”, disse Nicolau von Rupp no pódio, carregando a bandeira portuguesa.
O Tudor Nazaré Big Wave Challenge premiou ainda nas categorias individuais o melhor surfista masculino e a melhor surfista feminina. O parceiro de Nic von Rupp, Clement Roseyro, venceu a melhor performance no masculino. Natural da cidade costeira de Anglet, França, já no ano passado tinha participado no evento da Nazaré com Nic von Rupp, terminando em segundo lugar.
“Eu e o Nic fazemos uma boa equipa! Estou muito ansioso por voltar já no próximo ano”, disse o surfista francês, de 25 anos.
No feminino foi Justine Dupont quem levou o prémio de melhor performance. A surfista francesa, de 33 anos, que tinha como companheiro de equipa Éric Rebière, somou um score total de 19,06 pontos e estava feliz pela vitória, até porque se trata de um regresso à ação, após ter sido mãe. Desde 2019 tem-se destacado como uma das melhores surfistas femininas de ondas grandes do mundo.
Pedro “Scooby” Vianna e Lucas “Chumbo” Chianca – vencedores do ano passado -, ficaram em 2.º lugar no ranking de equipas.
Entre os cerca de 50 mil espetadores na Praia do Norte estava Frederico Morais, surfista português que no ano passado competia no circuito mundial. O surfista de Cascais está atualmente lesionado, mas afirmou que, em breve, está de volta às ondas.