emissão em direto

Presépio medieval de Atouguia da Baleia com nova leitura

Nicole Reis, designer gráfica e de comunicação, natural de Atouguia da Baleia, foi convidada pela Junta de Freguesia a criar uma leitura contemporânea para uma das mais importantes peças de arte da vila, o baixo-relevo medieval da Natividade da Igreja Matriz de São Leonardo. O trabalho de Nicole Reis será o presépio deste ano no Largo de Nossa Senhora da Conceição, recriando um efeito de vitral.

Nicole Reis, designer gráfica e de comunicação, natural de Atouguia da Baleia, foi convidada pela Junta de Freguesia a criar uma leitura contemporânea para uma das mais importantes peças de arte da vila, o baixo-relevo medieval da Natividade da Igreja Matriz de São Leonardo. O trabalho de Nicole Reis será o presépio deste ano no Largo de Nossa Senhora da Conceição, recriando um efeito de vitral.

O baixo-relevo da Natividade da Igreja Matriz de São Leonardo é uma peça única no acervo monumental e artístico da freguesia de Atouguia da Baleia. Peça rara na escultura em território nacional, datável do século XIV, representa Nossa Senhora deitada sobre o leito, com o Menino Jesus sobre o colo e São José sentado aos pés da cama, apoiado numa bengala. O Menino aparece com a manjedoura em fundo, rodeado pelo burro e pela vaca, enquanto dois anjos o incensam com turíbulos.

De pedra calcária, foi possivelmente parte de um antigo retábulo da igreja, antes de ter servido como frontal de altar, até 1970, estando hoje colocado na parede de topo da nave lateral do lado do Evangelho. A mais recente investigação, da historiadora Carla Varela Fernandes, sublinha o baixo-relevo como peça de inspiração francesa ou aragonesa e situa-o como possível encomenda da Rainha D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, para a igreja, após lhe ter sido feita doação da vila em 1307 pelo Rei D. Dinis.

O presidente da Junta de Freguesia, António Salvador, explica que “a existência de uma peça tão especial como a Natividade na nossa Igreja Matriz deve ser sempre motivo de orgulho” e que “a Junta de Freguesia achou que para dar um cunho identitário ao nosso natal, podíamos olhar para esta peça histórica em busca de inspiração”. Acrescenta que “esta é uma forma de podermos apoiar uma nova geração de artistas locais, como temos vindo a fazer ao longo dos anos”.

Formada em Design Gráfico, Nicole Reis realizou os seus estudos em Lisboa e Praga e atua como designer independente. Especializada nas áreas de identidade visual e design editorial, diz que foi “com entusiasmo que aceitei o desafio de interpretar, em efeito vitral, o baixo-relevo da Natividade”.

Sublinhando que a Natividade se trata de uma peça que é “um símbolo histórico da nossa vila”, Nicole Reis refere que “criar uma nova interpretação ilustrativa, foi um processo enriquecedor”, em que sentiu que “estava a contribuir para a valorização e preservação da história da nossa terra”.

O presépio em efeito vitral será colocado no Largo de Nossa Senhora da Conceição, de Atouguia da Baleia, a partir de dia 29 de novembro, tendo a Junta de Freguesia apostado por iluminar os elementos próprios do Largo, como as arcadas da igreja, as árvores e o coreto. O resto da freguesia terá igualmente iluminação de natal, além de pequenos presépios.

Últimas Notícias

Despiste provoca três feridos

O despiste de um carro no Chão da Parada, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, provocou neste domingo três feridos ligeiros, transportados para o hospital das Caldas da Rainha.

PSD deverá escolher entre Jorge Varela e Hugo Oliveira para candidato à Câmara

O PSD nacional encomendou à empresa Pitagórica uma consulta telefónica sobre as próximas eleições autárquicas no concelho das Caldas, na qual aparecem apenas como alternativa à presidência da Câmara, por este partido, Hugo Oliveira, deputado na Assembleia da República e vereador na Câmara das Caldas, e Jorge Varela, ex-presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro (atualmente subdiretor da ESECS-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais).

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.