emissão em direto

Presépio vivo alerta para guerra na Palestina

Um presépio vivo, que pretendeu imaginar como seria o nascimento de Jesus Cristo se fosse nos dias de hoje na Palestina, percorreu as Caldas da Rainha no passado domingo, dia 23.

Organizado pelo grupo Palestina Livre Caldas, esta ação de sensibilização teve início na rua das Montras e terminou em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na praça 25 de Abril.

O presépio vivo era composto por um pai e uma mãe, que seguravam nos braços um bebé ensanguentado, enquanto eram sobrevoados por um drone. O silêncio dos protagonistas era acompanhado de uma gravação com os sons das sirenes e o barulho dos drones, que constantemente pairam no céu da Palestina.

Segundo Fábio Capinha, quiseram desta forma sensibilizar os caldenses para o sofrimento constante porque passam aquelas pessoas.

A ação foi baseada na forma de arte Japonesa, Butoh, que nasceu na década de 50, como tentativa de fazer sentido da brutalidade dos ataques com bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.