emissão em direto

Presépios de Sal foram atração nas salinas de Rio Maior

Os Presépios de Sal são uma atração em Rio Maior durante a quadra natalícia. Toneladas de sal foram usadas nas esculturas, que foram vistas por cerca de 120 mil pessoas, segundo a organização.

Foram 41 os presépios, dos mais variados tamanhos, que deram uma nova vida à aldeia de Marinhas do Sal até 5 de janeiro. As Salinas de Rio Maior – as únicas interiores em pleno funcionamento em toda a Europa – foram o palco de exposição destas peças feitas por artesãos e comerciantes locais que usam a matéria-prima ali produzida.

Podiam ser observados nas várias lojas da aldeia e em alguns pontos em seu redor, com destaque para os grandes presépios, construídos com várias toneladas de sal: um da Câmara Municipal de Rio Maior, um da Cooperativa dos Produtores de Sal e outro da Loja do Sal.

O maior tinha cerca de 70 toneladas de sal e demorou cerca de dois meses a ser feito.

Cristina Alves, escultora de presépios de sal, contou que “é notório o crescimento da exposição de há uns anos para cá”.

A preparação das peças é um trabalho árduo. “Cada peça demora um dia a fazer”. Os escultores dizem estar ainda a aprender a dominar a arte.

“É um presépio desafiante porque o sal não é fácil de trabalhar”, considerou Casimiro Ferreira, presidente da Cooperativa dos Produtores de Sal.

Os visitantes têm também oportunidade de fazer pequenas peças. “É fantástico. Não julgávamos que era possível fazer com o sal e é interessante para as crianças verem”, contou uma visitante. “Nunca pensei que o sal, que utilizamos na comida, fosse originar uma peça de decoração”, manifestou.

Numa centenária povoação de salineiros, os visitantes vivem a magia da quadra natalícia percorrendo os presépios de sal espalhados pelas pequenas construções ali existentes, rodeadas de grande animação.

Últimas Notícias

Homenagem em A-dos-Francos a João Almeida, o ciclista que orgulha Portugal

A Junta de Freguesia de A-dos-Francos prestou no dia 29 de janeiro uma homenagem ao ciclista caldense João Almeida (UAE Emirates) que contou com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
A cerimónia, realizada na sala da Assembleia de Freguesia, não conseguiu acomodar todos aqueles que desejavam assistir ao merecido reconhecimento e celebração do mérito desportivo do atleta.

Crescimento de associados estrangeiros na ACCCRO

Nos últimos anos, a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste tem registado um aumento significativo no número de associados estrangeiros, refletindo a crescente internacionalização da economia local. A adesão de empresários de outros países à associação tem contribuído para o fortalecimento das relações comerciais. Segundo o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, cerca de 3% dos associados são de outros países.

Conferência sobre a mobilidade na Região Oeste

Nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, pelas 21h00, vai decorrer uma conferência sobre a “Mobilidade na Região Oeste” com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na Sala de Exposições do edifício do Turismo nas Caldas da Rainha. O evento terá ainda as intervenções de Jorge Varela, professor de direito e Sónia Lopes, arquiteta.