emissão em direto

Presépios em lavadouros municipais

Nos lavadouros municipais da Nazaré, onde ainda se lava a roupa à mão como noutros tempos, pode ser visto um presépio com mais de cem peças. A maioria tem tamanhos entre meio centímetro e três centímetros e meio.

Nos lavadouros municipais da Nazaré, onde ainda se lava a roupa à mão como noutros tempos, pode ser visto um presépio com mais de cem peças. A maioria tem tamanhos entre meio centímetro e três centímetros e meio.

O local, no Sítio da Nazaré, é emblemático porque ao longo de muitos anos era um espaço usado pelas nazarenas para lavar a roupa de casa, à mão. Os tempos mudaram mas apesar de agora haver máquinas de lavar, ainda há ainda quem aproveite para ali ir.

Maria Adelina, lavadeira, conta que “venho sempre aqui aos tanques quando posso desde há 45 anos. Quando não consigo arranjo-me em casa. Tenho máquina de lavar, mas as nódoas saem melhor com a nossa força e com o sabão azul e branco, como à antiga”. Apesar de “cansar um bocadinho”, é “mais barato, porque não se paga a água”.

Ao lado dos tanques de lavagem está a exposição de mais de cem peças de presépio de Joaquim Rosa. Tem 64 anos, foi segurança e começou por fazer peças pequenas. Os bonecos têm o máximo de três centímetros e meio de altura e há peças com menos de meio centímetro. 

“Como gosto de modelismo comecei a fazer peças pequenas e saíram bem. As peças são feitas em diversos materiais, havendo muita reciclagem de arame, papel, cordel, madeira de caixas de fruta, rolhas de cortiça e garrafas”, relata.

A venda de algumas peças pequenas reverte a favor da Loja Social da Nazaré, da junta de freguesia, que ajuda os mais desfavorecidos. As peças maiores não estão à venda, porque o autor tem dificuldade em desprender-se delas. “No ano passado vendi por favor duas peças e depois andei atrás da pessoa para me devolvê-las”, recorda.

A junta de freguesia da Nazaré, que apoia a exposição, cedendo o espaço, aponta que a iniciativa tem atraído muitos visitantes.

“É um espaço tradicional, emblemático, em que as mulheres da Nazaré por hábito vêm cá fazer a lavagem das roupas e a junta faz a manutenção do espaço. Estes tanques são visitados por centenas de pessoas que têm curiosidade e vamos aproveitar para fazer mais eventos do género”, garante João Formiga, presidente da junta de freguesia.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.