emissão em direto

Presépios em lavadouros municipais

Nos lavadouros municipais da Nazaré, onde ainda se lava a roupa à mão como noutros tempos, pode ser visto um presépio com mais de cem peças. A maioria tem tamanhos entre meio centímetro e três centímetros e meio.

Nos lavadouros municipais da Nazaré, onde ainda se lava a roupa à mão como noutros tempos, pode ser visto um presépio com mais de cem peças. A maioria tem tamanhos entre meio centímetro e três centímetros e meio.

O local, no Sítio da Nazaré, é emblemático porque ao longo de muitos anos era um espaço usado pelas nazarenas para lavar a roupa de casa, à mão. Os tempos mudaram mas apesar de agora haver máquinas de lavar, ainda há ainda quem aproveite para ali ir.

Maria Adelina, lavadeira, conta que “venho sempre aqui aos tanques quando posso desde há 45 anos. Quando não consigo arranjo-me em casa. Tenho máquina de lavar, mas as nódoas saem melhor com a nossa força e com o sabão azul e branco, como à antiga”. Apesar de “cansar um bocadinho”, é “mais barato, porque não se paga a água”.

Ao lado dos tanques de lavagem está a exposição de mais de cem peças de presépio de Joaquim Rosa. Tem 64 anos, foi segurança e começou por fazer peças pequenas. Os bonecos têm o máximo de três centímetros e meio de altura e há peças com menos de meio centímetro. 

“Como gosto de modelismo comecei a fazer peças pequenas e saíram bem. As peças são feitas em diversos materiais, havendo muita reciclagem de arame, papel, cordel, madeira de caixas de fruta, rolhas de cortiça e garrafas”, relata.

A venda de algumas peças pequenas reverte a favor da Loja Social da Nazaré, da junta de freguesia, que ajuda os mais desfavorecidos. As peças maiores não estão à venda, porque o autor tem dificuldade em desprender-se delas. “No ano passado vendi por favor duas peças e depois andei atrás da pessoa para me devolvê-las”, recorda.

A junta de freguesia da Nazaré, que apoia a exposição, cedendo o espaço, aponta que a iniciativa tem atraído muitos visitantes.

“É um espaço tradicional, emblemático, em que as mulheres da Nazaré por hábito vêm cá fazer a lavagem das roupas e a junta faz a manutenção do espaço. Estes tanques são visitados por centenas de pessoas que têm curiosidade e vamos aproveitar para fazer mais eventos do género”, garante João Formiga, presidente da junta de freguesia.

Últimas Notícias

Casal cultivava canábis em casa

Um homem de 48 anos e a sua companheira, de 40 anos, foram constituídos arguidos, após o desmantelamento de uma estufa de canábis no concelho do Bombarral.

Banhista inglês socorrido

Um homem de 46 anos, de nacionalidade britânica, que alegadamente sofreu um trauma cervical depois de ter mergulhado em Point Fabril, uma praia não vigiada, em Ferrel, no concelho de Peniche, no passado sábado, foi socorrido por elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, do Projeto “SeaWatch”, bem como dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Nadadores encontram crianças perdidas

Os nadadores salvadores da Nazaré ajudaram neste domingo em quatro situações de crianças perdidas na praia. Todas elas foram encontradas e entregues aos pais, graças ao sistema de comunicação entre os postos de praia.

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.