emissão em direto

Prisão preventiva por continuar a ameaçar vítima a quem extorquiu 35 mil euros

Um homem que em março foi detido nas Caldas da Rainha por extorquir a outro 35 mil euros mas que ficou em liberdade, vai agora cumprir prisão preventiva. Desobedeceu às medidas de coação e continuou a ameaçar a vítima, mantendo-o num clima de desespero.

O suspeito, de 45 anos, ameaçava de morte a vítima, um homem de 55 anos, criando um clima de terror no mesmo, com vista a obter regularmente elevadas quantias monetárias que, pela análise aos movimentos bancários, ascenderão a mais de 35 mil euros ao longo de dez anos.

Não tendo uma relação familiar, sendo apenas conhecidos, houve uma primeira abordagem há muitos anos e a vítima cedeu, e depois disso, foi sempre ficando vulnerável à pressão, fruto da envergadura física do suspeito e da sua ligação ao crime.

Com antecedentes criminais pela prática de tráfico de estupefacientes, roubos, ameaças e ofensas à integridade física, foi averiguado pela Esquadra de Investigação Criminal das Caldas da Rainha da PSP logo que a extorsão foi comunicada.

Foi montado um dispositivo policial que vigiou o suspeito a deslocar-se com o lesado a uma caixa automática localizada numa grande superfície comercial, ficando na posse de 400 euros em notas que a vítima lhe entregou.

Apanhado em flagrante delito em março deste ano, o suspeito foi presente à autoridade judiciária, em Leiria, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações diárias na Esquadra da PSP das Caldas da Rainha e proibição de contactos com a vítima.

A população ao saber deste caso criticou a ligeireza da medida, considerando que a justiça, nesta fase, foi muito suave na coação, perante um valor tão elevado da extorsão, a fragilidade psicológica da vítima e os antecedentes criminais do arguido.

E na realidade, ao longo dos últimos dois meses, o suspeito continuou a ameaçar a vítima, mantendo-a num clima de desespero. Além disso, as medidas de coação também foram reiteradamente violadas.

Foi assim solicitada à autoridade judiciária a emissão de mandado de detenção para revisão das medidas, o que foi cumprido na tarde da passada sexta-feira, quando o suspeito foi detetado na via pública, na cidade das Caldas da Rainha.

Na manhã de sábado foi presente a Tribunal e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzido pela PSP a um estabelecimento prisional.

Últimas Notícias

Montepio Rainha D. Leonor apoia Salas Snoezelen na Maternidade Alfredo da Costa

O Montepio Rainha D. Leonor (MRDL) está a apoiar a implementação da metodologia Snoezelen na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), através do empréstimo dos equipamentos móveis da sua própria Sala Snoezelen Montepio. Esta iniciativa tem como objetivo criar um ambiente mais humanizado e acolhedor para casais e parturientes em trabalho de parto.

Campanha de recolha de alimentos

A Campanha Nacional de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar realiza-se no próximo fim-de-semana e destina-se a angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço).