emissão em direto

Professor da ESAD.CR eleito diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

Nuno Faria, professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi escolhido para ser o novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, resultado de um concurso público internacional.

O curador foi escolhido, por unanimidade pelo júri constituído pela historiadora Raquel Henriques da Silva, pela gestora cultural Teresa Patrício Gouveia e pelo curador Vicente Todolí.

O mandato do docente, como diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva, inicia este mês de março, tendo uma duração de três anos.

O novo responsável dirigiu o Museu da Cidade, no Porto, entre 2019 e 2022, e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, entre 2013 e 2019.

Foi ainda subdiretor do Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura (2001-2003), e trabalhou na Fundação Calouste Gulbenkian (2003-2009), onde foi consultor do Serviço de Belas-Artes e curador residente.

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, criada em 10 de maio de 1990, propõe-se promover a divulgação e o estudo da obra de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, e de artistas seus contemporâneos com quem conviveram ou cuja obra admiravam.

O museu abriu a 4 de novembro de 1994, com um acervo constituído por obras doadas por Vieira da Silva e pelo depósito de obras de colecções particulares.

A fundação tem ainda um núcleo de obras de Arpad Szenes, mais de duas mil peças em diferentes técnicas e suportes.

O museu desenvolve um trabalho contínuo de investigação e edição para dar a conhecer ao público novos dados sobre os artistas Arpad e Vieira e o seu núcleo de amigos.

Últimas Notícias

“Peniche, Um Mar de Natal” com muita animação

“Peniche, Um Mar de Natal” é o programa de animação promovida pela Câmara Municipal de Peniche para esta época e que teve início pelas 18h00 da passada sexta-feira com a inauguração da iluminação pública de natal, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Festival de sopas

A Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, é palco da 14ª edição do Festisopa, no dia 30 de novembro, a partir das 19h30.

Voltou a traficar droga e ficou em liberdade

Um homem de 28 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Bombarral, no passado dia 19, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR, com o reforço do Posto Territorial do Bombarral e do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha.

A arte nas Caldas entre 1950 e 2024

A exposição  ’74 x Caldas = uma ideia clara? A partir da coleção da Caixa Geral de Depósitos (CGD)’ vai decorrer entre 28 de novembro e 3 de março, exceto terças e feriados, no Centro de Artes das Caldas da Rainha e na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR).