emissão em direto

Professor Paulo Vasques dá nome ao auditório da Escola Rafael Bordalo Pinheiro

O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, já tem o professor Paulo Vasques no nome. A nova designação foi descerrada na passada segunda-feira perante várias dezenas de pessoas e visou homenagear uma personalidade de referência na educação.

O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, já tem o professor Paulo Vasques no nome. A nova designação foi descerrada na passada segunda-feira perante várias dezenas de pessoas e visou homenagear uma personalidade de referência na educação.

Na cerimónia foi visionado um documentário com testemunhos de colegas, alunos e, sobretudo, amigos do professor Paulo Vasques. Tranquilizava, descomplicava e resolvia os problemas, era um apaixonado pelo ensino, era uma pessoa de grande amizade, lealdade, cordialidade, humildade, caraterísticas apontadas ao professor que faleceu em dezembro de 2022.

Foi ainda realçado o contributo que deu na abertura da escola à comunidade. Além de docente tinha com os alunos “um sentimento de paternalismo, fraternidade e partilha e dava tanto de si sem esperar nada em troca”, foram outras qualidades apontadas pelos testemunhos. 

Paulo Vasques desempenhava o cargo de coordenador e professor do Curso Profissional de Audiovisuais no Agrupamento de Escolas Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Foi um mentor e um guia para centenas de alunos. Dignificou o ensino profissional junto da comunidade. Colaborou no registo fotográfico e vídeo em inúmeros eventos no concelho, onde sempre acompanhou os seus alunos.

O documentário de mais de uma hora foi criado pelos alunos e agora professores responsáveis pelo Curso Profissional de Audiovisuais. Além dos testemunhos tem diversas imagens do professor com a sua família, alunos, colegas em contexto de trabalho e lazer.

Jorge Pina, diretor do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), recordou Paulo Vasques como uma pessoa sempre disponível, que nunca criou conflitos e fazia sempre parte da solução. “Partiu cedo de mais e faz falta em todos os aspetos e acima de tudo no nosso AERBP”, referiu.

Também o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, destacou as qualidades de Paulo Vasques, que era “amigo do amigo” e sempre pronto a “fazer coisas para os outros”, recordando todo o trabalho que fez com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e com o Município na divulgação da sua cidade.

A cerimónia de homenagem, que decorreu no agora chamado auditório Professor Paulo Vasques, contou com a presença da sua esposa, Ina Vasques, que no final disse que “quem teve o privilégio de conhecer o Paulo, de com ele trabalhar, sabe que é verdade tudo aquilo que aqui já foi dito e que é, de facto, uma personalidade genuína”.

Foi para muitos um exemplo de força, perseverança e de humanismo. Jamais será esquecido. Paulo Vasques viverá para sempre na lembrança da comunidade caldense.

Em nome da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e do curso de Técnico de Audiovisuais sempre colaborou com o Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste. Foi o responsável pelo registo audiovisual do Caldas Fashion e mais recentemente da Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, que decorreu no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.