Professora de Educação Física, Ana Margarida Martins acredita que o movimento é uma chave para a inclusão, a motivação e o sucesso escolar. “Com um percurso marcado pela inovação e pela entrega, tem promovido o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos”, relata o Global Teacher Prize Portugal, também chamado de “Nobel” da Educação.
Com formação em Ciências do Desporto e Educação Física, mestrado em Exercício e Saúde, e pós-graduações em Educação Especial e Intervenção em Trauma, alia o conhecimento académico a uma forte ação no terreno. A sua abordagem pedagógica assenta na criação de experiências significativas que motivem os alunos a aprender com o corpo, através de práticas inovadoras que aliam movimento, desafio e inclusão.
Criou o projeto de desporto escolar Sobre Rodas que abrange todos os ciclos de ensino e inclui atividades como gincanas, Ori-BTT e percursos BTT dentro e fora do espaço escolar, adaptados a diferentes níveis e condições físicas. O projeto duplicou o número de alunos envolvidos e tem sido uma alavanca de integração e autoestima, sobretudo entre os alunos com mais dificuldades. Tem acompanhado casos de alunos com grandes bloqueios e frustrações, que superaram desafios graças a estratégias adaptadas e à confiança construída ao longo do tempo.
A sua proposta pedagógica vai mais longe: quer criar uma sala de apoio à Educação Física – uma “central de energia” onde se cruzam movimento, tecnologia e aprendizagem. Uma sala equipada com ferramentas e recursos inovadores que permitem o desenvolvimento das competências motoras dos alunos e a promoção da inclusão.
O seu trabalho é reconhecido pelos alunos, colegas e comunidade. Para além da escola, a professora Ana é bombeira voluntária, dinamizadora de workshops de saúde e bem-estar e docente no ensino superior.
O Global Teacher Prize Portugal atribui um prémio de trinta mil euros ao professor eleito em cada ano. Se vencer o prémio, Ana Margarida Martins planeia “concretizar o projeto da sala interativa, renovar e expandir os recursos do Sobre Rodas e investir na formação de professores, promovendo uma escola onde todos possam aprender em movimento”.
Rui Correia, professor de história na Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, foi vencedor em 2019 e Ana Moniz, professora de ensino especial no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral, ganhou em 2023.
A cerimónia de premiação terá lugar no dia 6 de junho, no MAAT Central, em Lisboa.