emissão em direto

Programa das comemorações do 25 de Abril e inauguração da Galeria de Presidentes marcaram feriado municipal

O concelho do Cadaval assinalou no passado sábado o 126.º aniversário da sua restauração. Devido às adversas condições climatéricas, o arranque das celebrações do Feriado Municipal decorreu no interior do edifício dos Paços do Concelho.

Logo após o hastear das bandeiras (no exterior), deu-se início ao apontamento musical por parte da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (AFCC).

Seguiu-se, no Auditório dos Paços do Concelho, a apresentação do Calendário de Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 no Concelho do Cadaval, que se irá estender até ao final do ano.

José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, explicou que foi constituída uma comissão para planificar a organização das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, tendo a mesma sido composta pelo presidente da Assembleia Municipal (AM), Rui Soares, e por três membros da AM: Vítor Pinteus (PSD), Maria João Botelho (PS) e Ricardo Miguel (CDU).

O edil também referiu a contribuição de Diogo Abreu e do Agrupamento de Escolas do Cadaval na elaboração do programa de celebrações.

No decurso dos trabalhos de preparação do programa foram ainda convidadas as Juntas de Freguesia do concelho a apresentar propostas para o programa bem como o Agrupamento de Escolas do Cadaval.

Posteriormente, no mesmo local, procedeu-se à inauguração da Galeria dos Presidentes da Câmara e AM do Cadaval pós 25 de Abril de 1974, um momento que contou com a intervenção de três antigos presidentes da autarquia: Valentim Carvalho Matias (1990-2001), Maria João Botelho (2001-2002) e Aristides Sécio (2002-2013).

A manhã encerrou com a missa pelos beneméritos do concelho na Igreja Matriz do Cadaval.

No dia14 de janeiro, as celebrações encerraram com a realização do Concerto de Ano Novo do Grupo Coral do Cadaval, atuação que também decorreu na Igreja da Vila.

Programa para celebrar a Revolução dos Cravos

Ricardo Coelho, chefe de Gabinete, destacou o programa de Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril do município do Cadaval, salientando que o objetivo é relembrar, homenagear e refletir sobre este acontecimento histórico.

Sob o lema “50 Anos 25 de Abril 1974/2024”, o arranque das comemorações acontece em fevereiro e vai ter iniciativas em todo o concelho até ao final do ano, com o objetivo de envolver “várias gerações”, referiu Ricardo Coelho.

As comemorações iniciam a 9 de fevereiro com o desfile do Agrupamento de Escolas, com o tema “50 anos de Abril”.

No dia 23 fevereiro irá ter lugar a sessão ordinária da AM com alusão ao 25 de Abril.

A 2 de março, pelas 17h00, será inaugurada uma exposição fotográfica e terá lugar pelas 20h00, na Biblioteca Municipal, a tertúlia intitulada “Mulheres de Abril”.

No dia 16 de março, às 17h00, na Biblioteca Municipal, será assinalado o “Golpe das Caldas” com a sessão de testemunhos “Memórias vivas de cadavalenses envolvidos no processo revolucionário de Abril”.

No dia 18, às 18h00, na escola básica e secundária do Cadaval, sob o tema “Memórias”, irá decorrer a palestra com Diana Andringa (jornalista).

De 18 a 22 de março vai realizar-se a exposição de cravos, com trabalhos feitos pelos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância da Vermelha e Escola Básica da Dagorda.

Vai ser a Semana do Agrupamento de Escolas do Cadaval, com atividades temáticas sobre o 25 de Abril.

Dia 21 de março, pelas 18h00, terá lugar a iniciativa com testemunhos de presos políticos da Escola Básica e Secundária do Cadaval.

De 1 a 30 de abril decorrerão mostras de livros e “Horas do Conto” na Biblioteca Municipal do Cadaval.

De dia 8 a 12 de abril a Semana da Floresta, na Serra de Montejunto, será alusiva ao 25 de Abril.

No dia 15 de abril, pelas 09h15, decorrerá o “Passeio pela Liberdade com a comunidade”, com a Escola Básica e Jardim de Infância da Vermelha e Escola Básica da Dagorda.

No dia 17, pelas 10h00, terá lugar o “Cantar de Abril”, no edifício dos Paços do Concelho.

De 17 a 26 de abril, pelas 14h30, no parque de Lazer da Misericórdia, decorrerá a exposição de pintura “O 25 de Abril Sempre”.

No dia 19 está agendada a sessão ordinária da AM com alusão ao 25 de Abril.

A 20 de abril decorrerá o 4º prémio literário Fernanda Botelho, com a entrega de prémio e menções honrosas na Biblioteca Municipal.

No dia 24, pelas 10h00, na Junta de Freguesia de Painho e Figueiros, será inaugurada a exposição de pintura e construção de escultura “Diferentes olhares sobre o 25 de Abril”.

No dia 25 de abril as comemorações iniciam-se às 09h30, com o hastear da bandeira. Às 10h30 terá lugar a sessão solene com o presidente da AM e representantes dos grupos da AM, e o presidente da Câmara, no espaço exterior do antigo edifício dos Paços do Concelho.

Pelas 11h30, haverá atletismo para crianças e jovens no Parque de Lazer. Ao meio dia será feita a deposição de uma coroa de flores em honra aos combatentes falecidos, no Jardim dos Combatentes. Pelas 13h00 terá lugar o Almoço da Liberdade (aberto à população), no Parque de Lazer (em caso de condições atmosféricas adversas, realiza-se no Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa). Pelas16h00 será a inauguração da Rua Júlio de Melo Fogaça (junto ao Centro de Saúde do Cadaval). Pelas 16h30 haverá uma homenagem aos presos políticos do concelho do Cadaval. Às 17h00 terá lugar a apresentação do livro “50 anos do Poder Local Democrático”, no Auditório Valentina de Abreu.

No dia 26 de abril, pelas 10h30, realiza-se a iniciativa “juntos à Manif, nos Paços do Concelho, e a Tertúlia “Conversas de Abril”, com presos políticos do concelho, pelas 20h30, na Biblioteca Municipal.
No dia 27, pelas 21h00, o “Hino à Liberdade” será protagonizado pelo Grupo Gente Gira, no Cine Auditório Valentina de Abreu.

No dia 28 é apresentada a exposição itinerante “25 de Abril no Cadaval”, na Biblioteca Municipal.

No dia 1 de maio, pelas 16h00, o “Montejunto é Liberdade”, é tema do concerto da Banda da Associação Sociedade Filarmónica, na Mata dos Castanheiros (Montejunto).

De 1 a 31 maio decorre a exposição de fotografias “Naquele tempo”, na freguesia de Lamas e Cercal.

No dia 8 maio, pelas 15h00, o evento “Testemunhos de “alguberenses – 25 de Abril” é realizado em Alguber.

18 de maio é o Dia Internacional dos Museu, evocado no  Museu Municipal.

Nos dias 24 e 25 maio, pelas 21h00, realiza-se a “Festa da Juventude” e os concertos com alusão a músicas de Abril, no Agrupamento de Escolas.

A 3 e 4 junho o tema do 25 de Abril é levado às celebrações do Dia da Criança no Parque de Lazer.

De 22 de junho a 6 julho, pelas 21h00, as “Tocatas de Verão” vão desenvolver concertos temáticos de Abril na vila do Cadaval e três coretos (Adão Lobo, Painho e Pragança).

A 20 de julho, pelas 18h00, haverá uma conversa com cadavalenses sobre “Retornados e Refugiados das antigas colónias” na Biblioteca Municipal.

No dia 27 de setembro está marcada nova sessão ordinária da AM com alusão ao 25 de Abril.

De 19 a 27 de outubro realiza-se a 25.ª Festa das Adiafas e XXI Festival Nacional do Vinho Leve, que terá também programação alusiva ao 25 de Abril.

No dia 15 de dezembro haverá o Concerto de Natal “Solidariedade e Liberdade”, com música de abertura alusiva ao 25 de Abril. O público deverá levar um bem alimentar para cabazes de natal a distribuir pela Paróquia, na Igreja Matriz do Cadaval.

cadaval 2
126.º Aniversário da Restauração do Concelho do Cadaval
 

Últimas Notícias