emissão em direto

Programa de Apoio à Natalidade já recebeu cerca de uma centena de pedidos

O Programa de Apoio à Natalidade do Município das Caldas da Rainha entrou em vigor a 12 de junho de 2024, após publicação do seu regulamento em Diário da República, e até ao momento, já foram recebidos cerca de uma centena de pedidos.

Em resposta ao JORNAL DAS CALDAS, a Unidade de Divulgação e Marketing da Câmara das Caldas disse que “até ao momento, já foi rececionada cerca de uma centena de pedidos, sendo que os números apenas se tornaram mais expressivos a partir de novembro/dezembro de 2024”.

Do total, 15 foram indeferidos por não reunirem os requisitos, 21 foram deferidos e os restantes encontram-se em análise e/ou para aprovação camarária. Desde janeiro deste ano, já foram rececionados 33 pedidos.

Para a autarquia trata-se de uma “medida importante para o concelho, uma vez que ao servir de incentivo à natalidade e estímulo à fixação da população, é possível contrariar o envelhecimento populacional que se faz sentir no nosso território, ao mesmo tempo que se potencia o desenvolvimento local”.

O apoio reveste a forma de atribuição de subsídio no valor de mil euros, repartido da seguinte forma: apoio pecuniário de 600 euros com o deferimento da candidatura e apoio pecuniário no valor de 400 euros para reembolso de despesas com a aquisição de bens e serviços destinados ao bebé, desde que efetuados no comércio/serviços locais, tais como despesas médicas, produtos de puericultura e mobiliário, vestuário e calçado.

De acordo com o regulamento em vigor, são condições de atribuição do apoio que o/a requerente tenha a “sua residência permanente no Município há pelo menos dois anos e que seja recenseado no concelho nos seis meses anteriores, ambos os prazos contados à data do nascimento da criança. Também a criança deverá ser natural das Caldas da Rainha e residir com o requerente”.

No âmbito do apoio à natalidade, “não é analisada a questão financeira dos requerentes, uma vez que se trata de um incentivo e não reveste a forma de apoio social por questões de vulnerabilidade”.

Quanto aos procedimentos para receber o apoio, os requerentes devem formalizar o pedido através do preenchimento de um formulário, disponível no site do Município, ou dirigindo-se pessoalmente à Unidade de Desenvolvimento Social, na Rua Capitão Filipe de Sousa, nº 2, Edifício Rainha D. Leonor, junto ao mercado do peixe.

 

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.