emissão em direto

Programa de formação aposta no desenvolvimento turístico da região

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste integra e vai coordenar a implementação de um programa que procura capacitar o desenvolvimento turístico da região, envolvendo na fase inicial e piloto as Câmaras Municipal de Caldas da Rainha, Óbidos e Torres Vedras.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste integra e vai coordenar a implementação de um programa que procura capacitar o desenvolvimento turístico da região, envolvendo na fase inicial e piloto as Câmaras Municipal de Caldas da Rainha, Óbidos e Torres Vedras.

O projeto vai ser desenvolvido durante os próximos três anos na região Oeste, tendo no passado dia 25 sido efetuada a apresentação e assinatura do compromisso de adesão a esta iniciativa, que prevê valorizar e beneficiar 75 mil trabalhadores, do setor do turismo público, privado e associativo. Contribuirá, ainda, para a captação de talento, qualificando pessoas de outros setores ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo. 

O programa é uma das medidas do Plano “Reativar o Turismo – Construir o Futuro”, apresentado pelo Turismo de Portugal, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, numa sessão que contou com a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Promovido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias enquanto agentes que estão mais próximo das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem, tem em vista a capacitação na “arte da hospitalidade” através de conteúdos formativos, dirigidos a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, em percursos que podem variar de 50 a 200 horas, personalizados à medida de cada concelho, após a elaboração de um diagnóstico de necessidades e vontades.

Nesta fase de arranque do programa aderiram 36 municípios de norte a sul do país, podendo ser alargado a outros com o decorrer do tempo.

Em representação das entidades envolvidas da Região Oeste estiveram presentes Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Margarida Reis, vereadora da Educação de Óbidos, Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. 

Últimas Notícias

Casal cultivava canábis em casa

Um homem de 48 anos e a sua companheira, de 40 anos, foram constituídos arguidos, após o desmantelamento de uma estufa de canábis no concelho do Bombarral.

Banhista inglês socorrido

Um homem de 46 anos, de nacionalidade britânica, que alegadamente sofreu um trauma cervical depois de ter mergulhado em Point Fabril, uma praia não vigiada, em Ferrel, no concelho de Peniche, no passado sábado, foi socorrido por elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, do Projeto “SeaWatch”, bem como dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Nadadores encontram crianças perdidas

Os nadadores salvadores da Nazaré ajudaram neste domingo em quatro situações de crianças perdidas na praia. Todas elas foram encontradas e entregues aos pais, graças ao sistema de comunicação entre os postos de praia.

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.