emissão em direto

Projeto Abrigo combate isolamento de idosos

O aumento gradual da população sénior no concelho de Óbidos, aliado à necessidade crescente de dar uma resposta para combater o seu isolamento e inatividade, impulsionaram o Projeto Abrigo, numa parceria entre o Município de Óbidos e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte. O projeto foi apresentado no Festival Óbidos +Ativo e está, neste momento, em exposição nas Piscinas Municipais.

O aumento gradual da população sénior no concelho de Óbidos, aliado à necessidade crescente de dar uma resposta para combater o seu isolamento e inatividade, impulsionaram o Projeto Abrigo, numa parceria entre o Município de Óbidos e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte. O projeto foi apresentado no Festival Óbidos +Ativo e está, neste momento, em exposição nas Piscinas Municipais.

A promoção da literacia em saúde e a proximidade entre instituições são pontos-chave para a dinamização deste projeto, com valorização da interação e da relação com os seniores. O principal objetivo é promover o envelhecimento ativo e afetivo dos utentes seniores dos Centros de Dia/Convívio do “Programa Melhor Idade”.

O projeto foi desenhado em agosto de 2022 pelas profissionais de saúde Lola Monteiro e Sabina Ramalho. Pretendia dar um contributo na componente da prevenção, autonomia e literacia em diversas áreas de promoção da saúde, nomeadamente saúde mental, saúde oral, segurança alimentar, promoção de ambientes seguros, nutrição e educação ambiental.

A mais-valia deste projeto surge da oportunidade de trabalhar em articulação multiprofissional com envolvimento e apoio da estrutura autárquica, que inclui profissionais do ACeS Oeste Norte, concretamente da Unidade de Saúde Pública (Lola Monteiro, técnica superior de Saúde Ambiental), da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (Marina Catarino, psicóloga, e Sabina Ramalho, higienista oral), do Município de Óbidos (Inês Almeida, nutricionista, e José Lopes, técnico de Gestão Ambiental). Além disso, há a conjugação de saberes diferentes também a nível comunitário e voluntário, com a participação de António Monteiro, pintor autodidata, que idealizou o logótipo do projeto e pintou todas as telas previamente à intervenção dos utentes.

As sessões iniciaram-se em dezembro de 2022 e decorreram até junho de 2023, tendo como beneficiários os 150 seniores que frequentam diariamente os onze Centros de Dia/Convívio do concelho de Óbidos.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.