emissão em direto

Projeto com morangos caldenses venceu Prémio Nacional de Agricultura

A Frutas Classe S.A., empresa do comércio de frutas no Lugar do Bouro, em Salir do Porto, no concelho das Caldas da Rainha, venceu a 13.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, na Categoria Inovação de Processo.

Entre as 579 candidaturas ao Prémio Nacional de Agricultura, a Frutas Classe S.A. destacou-se com um projeto desenvolvido no âmbito do PPS14 – Rastreabilidade Digital Farm2Fork – que visa desenvolver produtos alimentares e embalagens mais sustentáveis, rastreáveis desde o processo de produção até ao consumidor final.

O PPS14 vem reforçar a importância da introdução de ferramentas digitais inovadoras no setor agroalimentar e da comunicação transparente ao consumidor final, apenas possível pela integração de tecnologias digitais inovadoras e disruptivas, como a Blockchain e a Inteligência Artificial.

O projeto “Morango 4.0” da Frutas Classe, além da rastreabilidade digital Blockchain aplicada ao ciclo de vida do morango (produção, acondicionamento, embalamento e expedição), contempla uma ficha técnica digital do produto, acessível através da etiqueta inteligente, assim como o “Génio da Embalagem”, um novo assistente virtual com base em inteligência artificial, que permite responder a qualquer questão que consumidor coloque sobre um determinado lote de produto, garantindo uma comunicação direta e transparente entre o produtor e o consumidor final.

A empresa caldense contou com a parceria tecnológica junto do setor agro-alimentar da Bitcliq Technologies, outra empresa das Caldas da Rainha.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 12 de fevereiro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Na edição de 2024, a iniciativa promovida pelo BPI e a Medialivre, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC, destacou os pilares da sustentabilidade e da inovação.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.