emissão em direto

Projeto com morangos caldenses venceu Prémio Nacional de Agricultura

A Frutas Classe S.A., empresa do comércio de frutas no Lugar do Bouro, em Salir do Porto, no concelho das Caldas da Rainha, venceu a 13.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, na Categoria Inovação de Processo.

Entre as 579 candidaturas ao Prémio Nacional de Agricultura, a Frutas Classe S.A. destacou-se com um projeto desenvolvido no âmbito do PPS14 – Rastreabilidade Digital Farm2Fork – que visa desenvolver produtos alimentares e embalagens mais sustentáveis, rastreáveis desde o processo de produção até ao consumidor final.

O PPS14 vem reforçar a importância da introdução de ferramentas digitais inovadoras no setor agroalimentar e da comunicação transparente ao consumidor final, apenas possível pela integração de tecnologias digitais inovadoras e disruptivas, como a Blockchain e a Inteligência Artificial.

O projeto “Morango 4.0” da Frutas Classe, além da rastreabilidade digital Blockchain aplicada ao ciclo de vida do morango (produção, acondicionamento, embalamento e expedição), contempla uma ficha técnica digital do produto, acessível através da etiqueta inteligente, assim como o “Génio da Embalagem”, um novo assistente virtual com base em inteligência artificial, que permite responder a qualquer questão que consumidor coloque sobre um determinado lote de produto, garantindo uma comunicação direta e transparente entre o produtor e o consumidor final.

A empresa caldense contou com a parceria tecnológica junto do setor agro-alimentar da Bitcliq Technologies, outra empresa das Caldas da Rainha.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 12 de fevereiro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Na edição de 2024, a iniciativa promovida pelo BPI e a Medialivre, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC, destacou os pilares da sustentabilidade e da inovação.

Últimas Notícias

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

Tertúlia sobre a criação do estado de Israel

O grupo Palestina LIVRE Caldas da Rainha vai realizar nos Silos, a 23 março a partir das 15h00, uma tertúlia denominada “Sessões Nakba – A criação colonial do estado de Israel”.