emissão em direto

Projeto de sismologia na escola desperta atenção

O projeto Sismologia na Escola do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, despertou a atenção de um investigador francês considerado um palatino da divulgação da sismologia nas escolas.

Foi no I Encontro – “Implementação de uma colaboração IDL-EDUMED para a Sismologia na Escola em Portugal”, no dia 1 de fevereiro, na Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Sintra, no qual os professores Idalino Faísca e Madalena Capinha participaram em representação do agrupamento do Bombarral, que Jean-Luc Berenguer, investigador na Universidade de Côte d’Azur, em França, mostrou interesse pelo projeto desenvolvido.

Luís Matias, investigador no Instituto Dom Luiz (IDL) e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, figura de referência na área da sismologia e grande dinamizador do projeto Sismologia na Escola em Portugal, em parceria com a professora Maria João Picado, do Agrupamento Aqua Alba, Agualva-Sintra, apontou exemplo do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

Tendo presente que o custo de aquisição de um sismómetro é uma condicionante à participação de mais escolas no projeto Sismologia na Escola, Luís Matias apontou como possível caminho a seguir o que fez o agrupamento bombarralense, que tem um sismómetro de construção própria, de baixo custo, único entre as escolas que participam no projeto, e extremamente sensível na deteção de sismos locais e regionais.

Jean-Luc Berenguer mostrou-se interessado pelo trabalho do agrupamento e ofereceu dois kits de sismologia (kit acelerómetro de 3 eixos e kit de sensores piezoelétricos) que serão uma mais-valia na dinamização de atividades de sismologia no Clube Ciência Viva.

O convite para o Bombarral estar presente neste encontro foi feito na sequência da participação do agrupamento no projeto Sismologia na Escola. “Temos em funcionamento, há já alguns anos, uma estação sísmica escolar e partilhamos desde essa altura os registos sísmicos, em tempo real, na rede do Projeto Sismologia na Escola, na rede da bacia mediterrânica Edumed e na rede mundial Earthscope”, descreve o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

O seminário reuniu participantes e interessados neste projeto educativo multidisciplinar que interessa aos professores de biologia e geologia, de física e química, mas também de outras áreas como geografia e matemática.

Últimas Notícias

Museu da Cerâmica encerra para obras e acervo vai para Centro de Artes

Desde este sábado que o Museu da Cerâmica está encerrado ao público para serem iniciadas as ações tendentes à sua requalificação, o que implica a retirada de todo o respetivo acervo, que será transferido para instalações municipais afetas ao Centro de Artes, onde permanecerá até ao final das obras e reabertura do museu.

Tertúlia sobre a criação do estado de Israel

O grupo Palestina LIVRE Caldas da Rainha vai realizar nos Silos, a 23 março a partir das 15h00, uma tertúlia denominada “Sessões Nakba – A criação colonial do estado de Israel”.