emissão em direto

Projetos na região interessam investigadores polacos

Representantes do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pescas (INIMP) de Gdansk, Polónia, estiveram na região Oeste para visitar projetos financiados pelo Grupo de Ação Local Pesca Oeste, cuja entidade gestora é a Adepe – Associação para o Desenvolvimento de Peniche.

Representantes do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pescas (INIMP) de Gdansk, Polónia, estiveram na região Oeste para visitar projetos financiados pelo Grupo de Ação Local Pesca Oeste, cuja entidade gestora é a Adepe – Associação para o Desenvolvimento de Peniche.

A comitiva polaca visitou o Cetemares, Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo do Politécnico de Leiria, em Peniche, onde recolheu informação sobre os vários projetos em curso na área da ciência e da tecnologia do mar.
O principal foco, contudo, centrou-se no premiado “Pilado Add Value”, financiado pelo Promar através do GAC Oeste (2007-2013), um projeto de investigação sobre o aproveitamento do caranguejo pilado – espécie sem valor comercial e que, capturado nas redes de pesca, era devolvido ao mar – para a indústria farmacêutica e de cosmética, promovendo assim um circuito de valorização envolvendo os pescadores, a ciência e as empresas de base tecnológica.
A visita à região Oeste incluiu ainda uma deslocação ao Museu Vivo do Peixe Seco, na Nazaré, outro projeto financiado pelo GAL Pescas, sob iniciativa do executivo local. Os investigadores polacos tiveram oportunidade de contactar com as peixeiras que continuam a preparar este produto tradicional com as técnicas artesanais, apoiadas por uma infra-estrutura de suporte sanitário e ambiental, e a comercializar o pescado, seja no chamado “estendal” (em frente ao edifício antiga Lota, onde se situa hoje o Centro Interpretativo do Peixe Seco), seja em mercados de proximidade.

Últimas Notícias

SC Braga e AD Pastéis campeões de futebol de praia na Nazaré

O SC Braga é campeão nacional de futebol de praia pela 8ª vez na sua história, ao vencer na tarde deste domingo a Casa do Benfica de Loures por 3-2, na final da competição de elite masculina, que se jogou no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré.

Carolina Santos vence primeira final no circuito nacional de surf

Carolina Santos, atleta de Caldas da Rainha, estreou-se a vencer em provas a contar para o circuito nacional feminino de surf e é a nova Miss Prio Cup, após bater Camilla Kemp, campeã nacional de surf em 2018, numa final bastante renhida e de excelente nível, na Costa Nova, em Ílhavo, na passada sexta-feira.

Suspeitos de furtos de metais não preciosos

A GNR do Cadaval e o Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer da GNR detiveram dois homens, de 33 e 47 anos, no dia 2 de agosto, na sequência de uma investigação por furtos de metais não preciosos. Foi dado cumprimento a quatro mandados de busca, duas domiciliárias, uma em viatura e uma numa garagem, […]