emissão em direto

Projetos na região interessam investigadores polacos

Representantes do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pescas (INIMP) de Gdansk, Polónia, estiveram na região Oeste para visitar projetos financiados pelo Grupo de Ação Local Pesca Oeste, cuja entidade gestora é a Adepe – Associação para o Desenvolvimento de Peniche.

Representantes do Instituto Nacional de Investigação Marinha e Pescas (INIMP) de Gdansk, Polónia, estiveram na região Oeste para visitar projetos financiados pelo Grupo de Ação Local Pesca Oeste, cuja entidade gestora é a Adepe – Associação para o Desenvolvimento de Peniche.

A comitiva polaca visitou o Cetemares, Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo do Politécnico de Leiria, em Peniche, onde recolheu informação sobre os vários projetos em curso na área da ciência e da tecnologia do mar.
O principal foco, contudo, centrou-se no premiado “Pilado Add Value”, financiado pelo Promar através do GAC Oeste (2007-2013), um projeto de investigação sobre o aproveitamento do caranguejo pilado – espécie sem valor comercial e que, capturado nas redes de pesca, era devolvido ao mar – para a indústria farmacêutica e de cosmética, promovendo assim um circuito de valorização envolvendo os pescadores, a ciência e as empresas de base tecnológica.
A visita à região Oeste incluiu ainda uma deslocação ao Museu Vivo do Peixe Seco, na Nazaré, outro projeto financiado pelo GAL Pescas, sob iniciativa do executivo local. Os investigadores polacos tiveram oportunidade de contactar com as peixeiras que continuam a preparar este produto tradicional com as técnicas artesanais, apoiadas por uma infra-estrutura de suporte sanitário e ambiental, e a comercializar o pescado, seja no chamado “estendal” (em frente ao edifício antiga Lota, onde se situa hoje o Centro Interpretativo do Peixe Seco), seja em mercados de proximidade.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.