emissão em direto

Protesto pede reabertura do campismo na Berlenga

Um grupo de cidadãos foi à Berlenga no passado domingo para mostrar o seu desagrado pelo encerramento do campismo na ilha nos últimos anos, reclamando que a situação seja revertida.

Um grupo de cidadãos foi à Berlenga no passado domingo para mostrar o seu desagrado pelo encerramento do campismo na ilha nos últimos anos, reclamando que a situação seja revertida.

“Acampar na ilha era a forma mais económica e sustentável que nacionais e estrangeiros tinham de estar em contacto com um ecossistema único e dormir por debaixo de um autêntico planetário real. Esta tradição, sem qualquer fundamentada justificação, foi quebrada pelo executivo municipal, argumentando inicialmente com a Covid-19, posteriormente com o Berlenga-Pass [título de acesso à área terrestre da ilha da Berlenga, pessoal e intransmissível, obrigatório para todos os visitantes e utilizadores, com registo em plataforma electrónica] e mais recentemente à falta de pareceres de várias entidades”, referiu o movimento que protesta contra a interdição do campismo.

“Continuamos em busca de respostas acerca dos alegados pareceres que impedem a reabertura do campismo, bem como o estudo que prova a sua falta de segurança, que tem justificado a drástica redução de socalcos”, adiantou.

“Defendemos um turismo sustentável, consciente e não massificado. Acreditamos que a vontade popular ainda pesa sobre os interesses privados e que a continuidade do campismo na ilha é uma forma de mostrar às futuras gerações que a magia da ilha da Berlenga ainda existe”, manifestou o grupo, que conta com uma petição lançada na internet, subscrita por 1130 pessoas.

A autarquia aguarda pareceres e remete uma decisão para o próximo verão.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.