emissão em direto

PS elege delegados ao Congresso Nacional

Vai realizar-se nos dias 10 e 11 de julho o XXIII Congresso Nacional do Partido Socialista, sendo Caldas da Rainha representada por dois delegados, tendo em conta o número de militantes.

Na concelhia apresentaram-se duas listas a sufrágio. A lista A1 integrou a equipa de Isabel Alves Pinto que a acompanhou nas eleições concelhias de janeiro de 2020, sendo por ela encabeçada, e a lista A2, saída do grupo que atualmente lidera a concelhia, encabeçada por Luís Filipe.

Tendo em conta a situação de pandemia a votação ocorreu em dois momentos: No dia 11 de junho houve votação por via eletrónica (foram enviados para todos os militantes que tinham os números de telefone atualizados, através de SMS, os elementos necessários para exercerem o seu direito de voto) e no dia 18 de junho a eleição presencial, para todos os que não exerceram o seu direito por via eletrónica.

O resultado final, pelo método de Hondt, ditou a eleição, como delegados ao Congresso, dos dois cabeças de lista (lista A1 e A2 – Isabel Alves Pinto e Luís Filipe), tendo a lista A1 recolhido 31 votos (13 presenciais e 18 eletrónicos) e a lista A2 44 votos (14 presenciais, 30 eletrónicos). Houve dois votos em branco e três nulos.

Os 80 militantes que votaram expressaram também a sua escolha perante as moções ao congresso – de António Costa e Daniel Adrião – que culminarão a eleição do secretário-geral, tendo António Costa recebido 70 votos e Daniel Adrião 6 votos, havendo ainda três votos em branco e um nulo.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.