emissão em direto

PS elege delegados ao Congresso Nacional

Vai realizar-se nos dias 10 e 11 de julho o XXIII Congresso Nacional do Partido Socialista, sendo Caldas da Rainha representada por dois delegados, tendo em conta o número de militantes.

Na concelhia apresentaram-se duas listas a sufrágio. A lista A1 integrou a equipa de Isabel Alves Pinto que a acompanhou nas eleições concelhias de janeiro de 2020, sendo por ela encabeçada, e a lista A2, saída do grupo que atualmente lidera a concelhia, encabeçada por Luís Filipe.

Tendo em conta a situação de pandemia a votação ocorreu em dois momentos: No dia 11 de junho houve votação por via eletrónica (foram enviados para todos os militantes que tinham os números de telefone atualizados, através de SMS, os elementos necessários para exercerem o seu direito de voto) e no dia 18 de junho a eleição presencial, para todos os que não exerceram o seu direito por via eletrónica.

O resultado final, pelo método de Hondt, ditou a eleição, como delegados ao Congresso, dos dois cabeças de lista (lista A1 e A2 – Isabel Alves Pinto e Luís Filipe), tendo a lista A1 recolhido 31 votos (13 presenciais e 18 eletrónicos) e a lista A2 44 votos (14 presenciais, 30 eletrónicos). Houve dois votos em branco e três nulos.

Os 80 militantes que votaram expressaram também a sua escolha perante as moções ao congresso – de António Costa e Daniel Adrião – que culminarão a eleição do secretário-geral, tendo António Costa recebido 70 votos e Daniel Adrião 6 votos, havendo ainda três votos em branco e um nulo.

Últimas Notícias

Dois militares da GNR condenados por abuso de força em detenção

Dois militares da GNR foram condenados no passado dia 21 pelo Tribunal de Alcobaça a um ano e seis meses de prisão, pena suspensa durante esse período, por uso excessivo de força na detenção de um empresário proprietário de um empreendimento turístico de bungalows, que agrediram após perseguição de carro, deixando-o sem dois dentes e com mazelas físicas e psicológicas. A defesa vai recorrer por não concordar com a sentença e entender que pode condicionar a atuação das forças de segurança em futuras ocorrências em que as pessoas não respeitem ordens de paragem.

Dia Europeu Sem Carros

As uniões de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e Santo Onofre e Serra do Bouro, juntaram-se à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a outras entidades para, em conjunto, celebrar o Dia Mundial Sem Carros, a 22 de setembro.

Kidicaldas incentiva o uso da bicicleta nas deslocações diárias

A 2ª edição do Kidicaldas aconteceu no passado sábado e contou com uma forte participação de crianças e adultos, nos mais variados tipos de bicicleta. Os otogenários Virgínia e Mário Tavares foram conduzidos num trishaw, com direito ao vento nos cabelos.