emissão em direto

PSP anuncia detenção de dois jovens suspeitos de disparos na Praça 5 de Outubro

A PSP anunciou a detenção de dois jovens suspeitos da autoria de disparos efetuados na Praça 5 de Outubro, na cidade das Caldas da Rainha, na sequência do confronto com um grupo rival no feriado municipal deste ano, a 15 de maio, perto das 19h00.

A PSP anunciou a detenção de dois jovens suspeitos da autoria de disparos efetuados na Praça 5 de Outubro, na cidade das Caldas da Rainha, na sequência do confronto com um grupo rival no feriado municipal deste ano, a 15 de maio, perto das 19h00.

Após quatro meses de averiguações desenvolvidas pela Esquadra de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, foi reunida prova que permitiu a detenção dos dois indivíduos, de 21 e 22 anos, também indiciados da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, ameaça agravada e posse ilegal de arma proibida.

De acordo com o Comando Distrital da PSP de Leiria, ambos têm antecedentes criminais e integravam um grupo que enfrentava outro, com recurso a armas de fogo, facas e até um martelo, na sequência de desentendimentos anteriores na região entre jovens de Leiria e de Caldas da Rainha, configurando um ajuste de contas.

Na posse de mandados de busca e apreensão para quatro residências, todas localizadas no concelho de Leiria, na madrugada da passada terça-feira foi desencadeada uma operação para os deter, com o apoio de Equipas de Intervenção Rápida do Comando de Leiria, assim como do Comando Distrital de Coimbra e do Comando Metropolitano de Lisboa, envolvendo ainda agentes do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia.

Foram apreendidos uma pistola calibre 6,35mm, marca Star, com carregador e uma munição introduzida, uma reprodução de arma de fogo, cerca de 500 doses individuais de haxixe, 2,74 gramas de liamba, duas

balanças de precisão, uma faca de cozinha com resíduos de haxixe, duas navalhas com resíduos de produto estupefaciente, um invólucro de plástico para envolver a droga e um cofre metálico com vestígios de haxixe.

Entre as apreensões constam ainda 700 euros em notas, 120 reais em notas e pequena quantia monetária em dólares e kwanzas, dois telemóveis e uma máquina de filmar digital GoPro.

A PSP revelou que as ações criminosas dos dois detidos eram gravadas em vídeo para serem partilhadas entre os membros dos grupos.

No decorrer de uma das buscas domiciliárias, sendo conhecida a posse de vários cães por parte de um dos suspeitos, uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental da Divisão Policial de Caldas da Rainha confirmou a existência de oito cães sem quaisquer condições de habitabilidade/alojamento, sendo aparentemente quatro deles de raça potencialmente perigosa. Neste sentido, foram avaliados pelo médico veterinário municipal, resultando na recolha de todos os canídeos.

Foram levantados vários autos de notícia por contraordenação, dado o conjunto de infrações detetadas, nomeadamente ao nível da falta de registo e de licenciamento.

Os detidos foram presentes à autoridade judiciária nesta quarta-feira, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de apresentações bissemanais e proibição de contactos com os ofendidos.

Na altura dos desacatos, em maio, a PSP anunciou que foram apreendidos, depois de terem sido descobertos, um martelo escondido numa floreira, e no chão uma faca, com cerca de vinte centímetros de lâmina, e um telemóvel, que pertenceria a um dos envolvidos.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra cerca de duas dezenas de indivíduos a correr aos gritos ao longo da Praça 5 de Outubro. Um grupo segue para ruas adjacentes, enquanto chega um carro e há perseguição até à viatura. Vê-se nas imagens que algumas ferramentas que empunhavam foram retiradas das floreiras, onde estavam escondidas.

Esta situação provocou alarmismo nos moradores e comerciantes na zona.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.