emissão em direto

Quebra da quantidade de Pera Rocha

Decorridos os primeiros dias da colheita de 2022, a ANP – Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha, informou em comunicado que é esperada “uma quebra muito significativa da quantidade de Pera Rocha colhida este ano”. “Dados mais concretos da referida diminuição estão a ser quantificados, mas é possível que as quebras venham a ser […]

Decorridos os primeiros dias da colheita de 2022, a ANP – Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha, informou em comunicado que é esperada “uma quebra muito significativa da quantidade de Pera Rocha colhida este ano”. “Dados mais concretos da referida diminuição estão a ser quantificados, mas é possível que as quebras venham a ser superiores às anteriormente previstas”, diz nota enviada ao JORNAL DAS CALDAS pela direção da ANP. “Esta situação decorre das condições climatéricas que se verificaram ao longo do ciclo produtivo, nomeadamente a escassez de água, limitadora da quantidade da água de rega, e das altas temperaturas que se verificaram no mês de julho, que influenciaram negativamente o crescimento dos frutos”.

Em termos quantitativos, prevê-se que a Pera Rocha do Oeste possa continuar a estar ao dispor dos portugueses, no entanto é expectável que os frutos sejam de menor calibre relativamente aos que habitualmente são disponibilizados. De salientar ainda a indicação anteriormente referida: pese embora a diminuição do calibre dos frutos colhidos, nesta colheita a Pera Rocha do Oeste “apresenta uma excelente qualidade, nomeadamente ao nível do brix (açucares) e da baixa incidência de pigmentação”.
Segundo a ANP, estão reunidas as “condições para reforçar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em torno da Rocha do Oeste, fruto português de características únicas, detentor de excelente qualidade organolética e atributos próprios adequadas ao consumo crescente de fruta para uma alimentação saudável, resultantes do saber, da tradição a passar a gerações futuras”.

Últimas Notícias

Unidades hoteleiras nomeadas para os prémios Publituris

O The Literary Man Óbidos Hotel (categoria melhor hotel de 4 estrelas), o Rio do Prado (categoria melhor hotel de 3 estrelas) e o Royal Óbidos Spa & Golf Resort (categoria melhor campo de golfe) estão nomeados para os prémios Publituris Portugal Travel Awards – 2022, a maior distinção turística a nível nacional, cujos vencedores serão divulgados no dia 18 de outubro.

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]