emissão em direto

Rádio Miúdos ajuda as crianças a comunicar e a melhorar desempenho escolar

A Rádio Miúdos, feita por crianças e jovens dos 7 aos 16 anos, vai ativar neste ano letivo a Rede Global de Rádio-Escolas em português. A Rádio, com emissão online a partir de estúdios no Bombarral, ajuda-os a comunicar e a melhorar o desempenho escolar.

A Rádio Miúdos, feita por crianças e jovens dos 7 aos 16 anos, vai ativar neste ano letivo a Rede Global de Rádio-Escolas em português. A Rádio, com emissão online a partir de estúdios no Bombarral, ajuda-os a comunicar e a melhorar o desempenho escolar.

A Rádio Miúdos tem tido uma influência positiva na vida de Zé Maria, de 11 anos, um dos locutores. “Deu-me mais confiança a falar com as pessoas. Tive melhores notas a português do que tinha antes de estar na Rádio”, contou.

Quando Mariana, de 10 anos, chegou à Rádio, era muito tímida. Aos poucos foi ganhando confiança e acha que agora já comunica melhor. “Para mim é uma escola. Na escola aprendemos matérias e aqui aprendemos outras coisas e a sermos felizes”, relatou.

Saber falar é para Clara, de 13 anos, uma ferramenta importante: “A parte mais divertida da Rádio e fazer reportagens e emissões, porque eu sou muito tagarela”.

Tomás, de 8 anos, é um dos elementos mais novos na Rádio e está ainda a dar os primeiros passos no desenvolvimento do diálogo, mas sente-se bem nos estúdios. “Gosto de fazer emissões e de tudo na Rádio”, indicou.

Dar voz às crianças é a missão da Rádio Miúdos, que emite 24 horas por dia, sendo três horas em direto, conciliando com os horários escolares. Orientados por adultos, as crianças acabam por ganhar autonomia e fazem programas onde falam sobre os temas mais diversos.

Verónica Milagres, diretora da Rádio Miúdos, explicou que “o objetivo é dar voz às crianças para elas falarem do que quiserem e ajuda-as também na cidadania ativa em idade precoce”. “E estas emissões em direto podem ser feitas com miúdos no estúdio ou online em qualquer parte do mundo”, apontou.

A Rádio Miúdos vai neste ano letivo ajudar as escolas a desenvolver projetos de rádio, aproveitando os benefícios desta dinâmica.

João Pedro, coordenador de produção, fez notar que as crianças na Rádio Miúdos “exprimem-se de outra maneira, talvez mais livre do que na sala de aula, e pretende-se evoluir para uma Rede Global de Rádios para dar noções de como contar uma história, que é isso que faz a comunicação social”.

A Rede Global de Rádio-Escolas é uma iniciativa que está aberta à participação de todas as escolas do ensino básico e secundário do país e no estrangeiro, à volta da língua portuguesa, construindo assim uma rede participativa que possa trazer inovação às práticas existentes nas comunidades escolares.

Para isso, a Rádio Miúdos irá lançar desafios às escolas todos os meses para criação de programas e ainda um desafio temático por período. As escolas  participantes poderão ainda usufruir de vantagens como o acesso a sessões de formação online e a possibilidade de participação num evento, a realizar no final do ano letivo.

Os trabalhos realizados pelas escolas participantes poderão ser posteriormente transmitidos na emissão da Rádio Miúdos, que irá também disponibilizar os programas em podcasts no seu site.

Esta é uma iniciativa da Rádio Miúdos, que conta com o apoio da RBE-Rede de Bibliotecas Escolares e do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua.

Últimas Notícias

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o VIVI – a mascote do […]

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país. Segundo Ricardo Duque, presidente da Junta de […]

Caldas Sport Clube – 0 Sporting B 2

Liga 3 O Sporting CP ‘B’ venceu, no passado sábado, por 0-2, na deslocação ao terreno do Caldas SC, em jogo a contar para a 11.ajornada da série B da Liga 3. No Campo da Mata, os ‘leões’ impuseram-se com dois golos de Rodrigo Ribeiro e uma exibição magistral do guarda-redesDiego Calai, de apenas 18 […]

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

Suspeito de abusar da filha em liberdade

Um homem suspeito de abusar sexualmente da filha menor quando esta visitava a sua casa, nas Caldas da Rainha, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado em liberdade a aguardar o desenrolar do processo, impedido de contactar a adolescente, de 16 anos.