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Ranking das Escolas com novos indicadores

O Ranking das Escolas é um assunto que traz sempre alguma controvérsia. Os resultados dos exames nacionais nãosão o único indicador a considerar entre escolas públicas e privadas, que respondem a realidades muito diferentes. Desde 2016, o Ministério tem investido na produção de indicadores para conseguir criar um retrato mais fiel, que permitarespeitar as diferentes […]

O Ranking das Escolas é um assunto que traz sempre alguma controvérsia. Os resultados dos exames nacionais não
são o único indicador a considerar entre escolas públicas e privadas, que respondem a realidades muito diferentes.

Desde 2016, o Ministério tem investido na produção de indicadores para conseguir criar um retrato mais fiel, que permita
respeitar as diferentes realidades das escolas e sistema educativo português. Da lista de 56 indicadores, salienta-se o da
equidade, que permite avaliar a qualidade do trabalho das escolas não apenas em função dos resultados finais absolutos, mas
a forma como cada escola promove o trabalho com os alunos em função do seu perfil.
É de salientar que a diferença entre a percentagem de alunos com Ação Social Escolar (ASE) que concluem o secundário em
três anos na escola e a média nacional da população com caraterísticas semelhantes, ou seja, que entraram no secundário
com notas similares e ASE. Só há dados para escolas públicas e amostra superior a quinze alunos.
O ranking divulgado pelo Ministério da Educação, segundo os critérios elaborados pelo Jornal de Notícias, colocou as escolas
da região nos seguintes lugares ao nível nacional: Escola Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) em 159o com média de
exames de 12,53; fator de equid. -10,04; Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos (Óbidos) em 258o com média de
exames de 11,99; fator de equid. -12,55; Escola Básica e Secundária Fernão do Pó (Bombarral) em 328o com média de
exames de 11,73; fator de equid. – não observável.; Escola Secundária de Peniche (Peniche) em 334o com média de exames
de 11, 71; fator de equid. 9,02; Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha) em 387o com média de exames
de 11,49; fator de equid. -8,5; Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha) em 453o com média de exames de 11, 12; fator de
equid. – não observável; Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval) em 568o com média de exames de 10,25; fator de
equid. – não observável.

Inscrições para o ensino superior

Os resultados da 1.a fase dos exames nacionais serão publicados no dia 19 de agosto. Os alunos que têm dúvidas sobre as
probabilidades de entrada no curso desejado devem consultar a ficha ENES e a média mínima de entrada dos
estabelecimentos de ensino superior.
A média de entrada do aluno colocado em último lugar do curso pretendido, no ano anterior, poderá ser uma baliza a ter em
conta. Se consultarem o Inspiring Future poderão obter mais informações acerca das diferentes opções e saídas profissionais.
As inscrições para o ensino superior (1a fase) decorrem entre 25 de julho e 8 de agosto. Os resultados das colocações serão
divulgados no dia 12 de setembro.
Os exames nacionais da 2.a fase terão início no dia 21 de julho e terminam no dia 27 deste mês. Os resultados serão
publicados a 5 de agosto e a afixação das reapreciações terá lugar a 29.
Os alunos que fazem exames na 2.a fase, porque faltaram à 1.a, reprovaram nos exames, ou pretendem fazer melhoria, apenas
poderão concorrer à 2.a fase de inscrições para o ensino superior de 12 a 23 de setembro.

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