A Câmara das Caldas da Rainha reforçou as ações de desratização na rede de saneamento junto às instalações da Segurança Social, na Rua António Sérgio, depois de ter sido denunciada a aglomeração de ratos naquele local por haver pessoas que colocam comida para os pombos.
Para além das queixas de moradores, foram publicadas fotografias onde se viam os ratos e pombos a alimentarem-se em conjunto, o que acaba por poder originar problemas de saúde pública.
Segundo o presidente da Câmara, Vitor Marques, este é um problema antigo e já foram feitos vários apelos às pessoas que ali colocam comida para deixarem de fazê-lo, até é porque proibido por lei tal ato na via pública. No entanto, há quem persista, inclusive uma mulher que trabalha nessa rua e que já foi muitas vezes vista no local.
Apesar da presença dos ratos ser controlada por sucessivas desratizações, estes têm tendência a aparecer na superfície quando são colocados alimentos nestes locais.
Em alguns vídeos a que o JORNAL DAS CALDAS teve acesso, é possível ver que os ratos surgem através de um portão que vai dar a um terreno, cheio de mato, atrás do posto de transformação da EDP.
Em relação aos pombos, Vitor Marques referiu que anualmente são feitas ações de controlo, inclusive recorrendo a um falcão, mas indicou que este ano não houve necessidade.
Devido à existência de algumas colónias de gatos no concelho, a Câmara vai colocar pequenas instalações (uma espécie de casinhas), onde estes terão alimentação e água.
Aqui serão também acompanhados pelas veterinárias do município, desparasitados e esterilizados.
Estas infraestruturas serão colocadas na Rua 15 de Agosto, junto aos Pimpões e na Foz do Arelho.