Raul Proença em intercâmbio com escola belga

A Escola Secundária Raul Proença (ESRP), das Caldas da Rainha, no âmbito do seu projeto Erasmus+, desenvolveu um intercâmbio de alunos com a escola Secundair Onderwijs Groenhove de Waregem, Bélgica.

A Escola Secundária Raul Proença (ESRP), das Caldas da Rainha, no âmbito do seu projeto Erasmus+, desenvolveu um intercâmbio de alunos com a escola Secundair Onderwijs Groenhove de Waregem, Bélgica.

O projeto comum, com o título ‘Empowered by Diversity’, teve como principal objetivo a promoção da inclusão e da diversidade e todas as atividades desenvolvidas, em duas intensas semanas de intercâmbio, contribuíram para esse fim.
Desta forma, 19 alunos dos 10º e 11º anos da ESRP, acompanhados pelos professores Célia Marteleira e Mário Lemos, responsáveis pela parte portuguesa do projeto, e 16 alunos dos anos equivalentes da escola belga, conviveram, trabalharam e divertiram-se em dois momentos de mobilidade.
Entre os dias 6 e 11 de março os alunos belgas foram acolhidos pelas famílias portuguesas e entre os dias 24 e 29 de abril foi a vez dos alunos da ESRP fazerem parte de famílias belgas.
Tanto em Portugal como na Bélgica, o programa de atividades incluiu workshops variados (por exemplo com refugiados, crianças desfavorecidas, alunos estrangeiros e organizações não governamentais dedicadas à proteção do meio ambiente e ao combate à desigualdade de oportunidades e à discriminação), visitas culturais (idas a Lisboa, Tomar, Bruxelas e Ghent), atividades desportivas e lúdicas. Os momentos de mobilidade terminaram com a plantação de uma árvore nos respetivos recintos escolares, para memória futura.
No final todos os alunos foram unânimes em considerar que, além dos laços de amizade criados, vivenciaram uma experiência única que os marcará e acompanhará por muito tempo.

Últimas Notícias

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).