Esta obra incluirá diversas intervenções que irão melhorar a durabilidade do edificado da unidade hospitalar, sem comprometer o seu normal funcionamento. No que diz respeito à recuperação e conservação das coberturas, serão feitas limpezas e substituídas telhas em coberturas inclinadas, limpeza e impermeabilização de caleiras/algerozes, assim como realizadas picagens de superfícies deterioradas.
Por outro lado, as fachadas serão limpas e pintadas, assim como serão eliminadas as eflorescências salinas. Será igualmente, em alguns casos, realizada a reabilitação energética das fachadas com isolamento térmico, assim como, posteriormente, aplicada uma camada de regularização e acabamento. Este conjunto de intervenções visa melhorar a eficiência energética do hospital, garantir a impermeabilidade das fachadas e coberturas, e manter a estrutura do edifício em condições adequadas de segurança e estética, contribuindo para o conforto e bem-estar de todos os profissionais e utentes do hospital.
A obra possui uma taxa de comparticipação de 80% da despesa elegível, ou seja, cerca de 627 mil euros, com financiamento do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial.
As intervenções a realizar têm o objetivo de garantir a segurança, funcionalidade e a preservação da estrutura.