emissão em direto

Rede de abastecimento de água à Nazaré volta a rebentar em época alta de turismo

A falta de água da rede nos passados dias 5 e 6 de agosto levantou um mar de reclamações de habitantes e turistas que foram surpreendidos com a extensão do tempo sem acesso ao serviço. O corte ter-se-á devido à elevada solicitação à rede em plena época alta de turismo na vila e falta de […]

A falta de água da rede nos passados dias 5 e 6 de agosto levantou um mar de reclamações de habitantes e turistas que foram surpreendidos com a extensão do tempo sem acesso ao serviço.

O corte ter-se-á devido à elevada solicitação à rede em plena época alta de turismo na vila e falta de capacidade de resposta dos meios existentes.

Regina Piedade, enquanto Presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré, esclareceu que a falha no fornecimento de água, ocorrida entre as 20:00H e as 03:00H, foi “resultante da redução de caudal e/ou redução de pressão, dependendo de zona para zona, principalmente nas zonas habitacionais que se encontram acima da cota de terreno 115”.

“Esta situação, como sobejamente de conhecimento da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal deveu-se ao elevado consumo de água resultante do aumento da afluência à rede no período em questão, em virtude do aumento muito significativo da população na vila da Nazaré, associado à falta de capacidade do sistema de abastecimento de água atual, para fazer face ao referido aumento. Perante a incerteza do tempo de duração da redução do caudal e/ou da redução da pressão não se induziu a população em erro com informações imprecisas”.

A responsável pelo serviço de abastecimento de água ao Município acrescentou que a Câmara tem em curso “a construção de um reservatório de água, e de uma instalação hidropressora, que, expectavelmente, colmatará a falta de capacidade atual para fazer face aos picos de afluência, bem como melhorar, de forma generalizada, a qualidade do serviço de abastecimento de água”.

As falhas de abastecimento voltaram a ser registadas a 9 de agosto, na zona baixa da Nazaré, neste caso, devido a uma rutura na conduta de abastecimento de água. “Os serviços trabalharam ativamente para solucionar o problema e restabeleceu-se o serviço no menor tempo possível”, disse Regina Piedade, que agradeceu os que “trabalharam incansavelmente para controlar a recente falha no abastecimento de água”, graças a quem “estamos com o abastecimento do serviço de água controlado”.

A CDU manifestou o seu desagrado pela situação, que se repetiu em mais um verão de praia. “Este é um problema gravíssimo que deveria ser prioritário para qualquer administração responsável. A falha no abastecimento de água à população em pleno Verão é um sintoma claro de uma infraestrutura de distribuição”.

O vereador eleito pela Coligação, António Caria, falou de uma situação “deficitária e de uma gestão desastrosa que não está à altura das necessidades da Nazaré. Isto é inadmissível e exige respostas imediatas, pois não se resolvem os problemas da canalização velha com o novo depósito”.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.