A falta de água da rede nos passados dias 5 e 6 de agosto levantou um mar de reclamações de habitantes e turistas que foram surpreendidos com a extensão do tempo sem acesso ao serviço.
O corte ter-se-á devido à elevada solicitação à rede em plena época alta de turismo na vila e falta de capacidade de resposta dos meios existentes.
Regina Piedade, enquanto Presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré, esclareceu que a falha no fornecimento de água, ocorrida entre as 20:00H e as 03:00H, foi “resultante da redução de caudal e/ou redução de pressão, dependendo de zona para zona, principalmente nas zonas habitacionais que se encontram acima da cota de terreno 115”.
“Esta situação, como sobejamente de conhecimento da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal deveu-se ao elevado consumo de água resultante do aumento da afluência à rede no período em questão, em virtude do aumento muito significativo da população na vila da Nazaré, associado à falta de capacidade do sistema de abastecimento de água atual, para fazer face ao referido aumento. Perante a incerteza do tempo de duração da redução do caudal e/ou da redução da pressão não se induziu a população em erro com informações imprecisas”.
A responsável pelo serviço de abastecimento de água ao Município acrescentou que a Câmara tem em curso “a construção de um reservatório de água, e de uma instalação hidropressora, que, expectavelmente, colmatará a falta de capacidade atual para fazer face aos picos de afluência, bem como melhorar, de forma generalizada, a qualidade do serviço de abastecimento de água”.
As falhas de abastecimento voltaram a ser registadas a 9 de agosto, na zona baixa da Nazaré, neste caso, devido a uma rutura na conduta de abastecimento de água. “Os serviços trabalharam ativamente para solucionar o problema e restabeleceu-se o serviço no menor tempo possível”, disse Regina Piedade, que agradeceu os que “trabalharam incansavelmente para controlar a recente falha no abastecimento de água”, graças a quem “estamos com o abastecimento do serviço de água controlado”.
A CDU manifestou o seu desagrado pela situação, que se repetiu em mais um verão de praia. “Este é um problema gravíssimo que deveria ser prioritário para qualquer administração responsável. A falha no abastecimento de água à população em pleno Verão é um sintoma claro de uma infraestrutura de distribuição”.
O vereador eleito pela Coligação, António Caria, falou de uma situação “deficitária e de uma gestão desastrosa que não está à altura das necessidades da Nazaré. Isto é inadmissível e exige respostas imediatas, pois não se resolvem os problemas da canalização velha com o novo depósito”.