emissão em direto

Refood CR celebrou nove anos de combate ao desperdício alimentar e à fome

No passado dia 9, a Refood Caldas da Rainha comemorou o seu nono aniversário com um evento especial intitulado “Por dentro da Refood CR”. O dia aberto permitiu à comunidade conhecer mais de perto a missão da organização e como ela funciona.

Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de ver o centro de operações em plena laboração, participar num desafio com perguntas sobre a Refood CR e saborear uma fatia de bolo.

A coordenadora da Refood CR, Carla Jesus, expressou a sua satisfação por mais um ano de trabalho e dedicação. “Além de darmos alimentos a quem mais precisa, celebramos mais um ano de luta contra o desperdício alimentar. É uma história cheia de voluntários, instituições e empresas incríveis de solidariedade, com sorrisos, lágrimas e um enorme espírito de equipa”, afirmou.

A responsável destacou que o “combate ao desperdício alimentar é tão importante para nós quanto o combate à fome”. Sublinhou também o impacto da Refood na comunidade local, revelando que a organização atualmente distribui alimentos para 58 famílias beneficiárias e ajuda regularmente 155 pessoas. Além disso, a Refood apoia mensalmente perto de 25 famílias com cabazes de emergência.

“Temos atualmente cerca de 25 famílias em lista de espera para cabazes de emergência, mas com a nova fonte de alimentos do Pingo Doce Tornada vamos conseguir integrá-las na vertente de família regular, o que nos permite acolher mais pessoas para o cabaz de emergência”, explicou Carla Jesus. Este novo fornecimento de alimentos deve-se ao restaurante takeaway do Pingo Doce.

A Refood CR funciona com o apoio de 180 voluntários, que garantem o funcionamento contínuo da operação. “Nunca fechámos, nem sequer na pandemia. Orgulhamo-nos de conseguir manter a operação ininterrupta, com distribuições regulares de alimentos durante a semana. A única exceção são os feriados, como o dia de natal, o ano novo e o domingo de páscoa”, indicou Carla Jesus. “Aos fins de semana, embora não realizemos distribuição, continuamos a recolher alimentos nas nossas fontes. Por isso, há sempre voluntários a trabalhar na sede todos os dias, especialmente durante a tarde e à noite”, acrescentou.

A coordenadora agradeceu a todos os que apoiam a causa, permitindo que os alimentos recolhidos cheguem a quem mais precisa. O trabalho da Refood é um “reflexo de uma verdadeira rede de solidariedade, que, com muito esforço e dedicação, continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias”, sublinhou.

As instalações do Centro de Operações da Refood CR estão localizadas na Rua Teixeira Lopes, loja 1, nas Caldas da Rainha.

Últimas Notícias

José Cid revive memórias e histórias nas Caldas

O cantor José Cid foi recebido, no passado sábado, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, por Vitor Marques, presidente da autarquia, e pela vereadora da cultura, Conceição Henriques. A visita, inicialmente prevista para durar cerca de trinta minutos, prolongou-se por mais de uma hora, com o artista a partilhar várias histórias da sua ligação às Caldas da Rainha.

Núcleo Rotary angaria 750 euros para apoiar viagem de estudantes

Na passada quinta-feira, o Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, foi o cenário de um almoço solidário que contou com a presença de membros do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) das Caldas da Rainha. O evento teve como objetivo angariar fundos para apoiar os alunos da escola na sua participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, que decorrerá de 24 a 28 de janeiro.