emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Registo de indicação geográfica valoriza renda de bilros

A renda de bilros de Peniche conquistou o registo de indicação geográfica, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e aprovado em Diário da República, enquanto prática cultural arraigada à matriz identitária do concelho.

O Município de Peniche, por via do processo de certificação nacional da renda de bilros, investiu no reconhecimento e proteção deste símbolo maior do artesanato local, enquanto arte de elevado valor cultural e social.

Segundo a Câmara, este registo irá contribuir para a manutenção e preservação das técnicas ancestrais autênticas associadas à feitura da renda de Peniche.

A indicação geográfica pretende também igualmente combater a contrafação e garantir a qualidade das peças colocadas no mercado, despertando confiança nos consumidores quanto à autenticidade e qualidade dos produtos.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.