emissão em direto

Reis do carnaval da Nazaré apresentados à população

A Nazaré prepara o carnaval e apresentou os reis. A vila vai voltar a ter grande animação, depois da pandemia de Covid-19 ter afetado os desfiles nos últimos dois anos.

A Nazaré prepara o carnaval e apresentou os reis. A vila vai voltar a ter grande animação, depois da pandemia de Covid-19 ter afetado os desfiles nos últimos dois anos.

Foi no Centro Cultural da Nazaré que os reis do carnaval da vila em 2023 foram revelados no passado sábado. Cristina Lucas, 53 anos, é a rainha. Ventura Piló Bem, 67 anos, é o rei.

São duas figuras locais muito ligadas ao carnaval. Cristina Lucas pertence ao grupo Bastilhonas, da Pederneira, e Ventura Piló Bem soma anos de experiência em brincadeiras e cegadas de carnaval. Vive em Inglaterra há vários anos, mas regressa à sua terra em períodos especiais, como esta.

Ambos agradeceram o convite da Câmara para serem os reis do evento e prometeram “mais uma grande festa à maneira da Nazaré”.

“Somos 87 mulheres que vamos desfilar. É um grande orgulho ser rainha”, declarou Cristina Lucas. “É um privilégio ser rei e representar a nossa terra no carnaval”, adiantou Ventura Piló Bem, sublinhando que esta época festiva “corre na veia dos nazarenos”.

Depois dos anos de pandemia, espera-se que o carnaval da Nazaré volte à alegria habitual nas ruas. “As pessoas estão desejosas por estes dias e vamos gozar ao máximo”, comentou a rainha. “É tudo nazareno, as marchas e os carros alegóricos”, frisou o rei.

“Só se tá neuva” (a expressão “só está névoa” no linguajar nazareno) é o tema do entrudo e de uma exposição no Centro Cultural da Nazaré, onde na apresentação dos reis houve já muita animação, com exibição de cegadas, danças e rábulas, inaugurando a época festiva, que vai durar até 22 de fevereiro.

Estão preparados vários eventos, desde bailes de rua a desfiles, das escolas, um noturno e domingo e terça-feira de carnaval. Prevê-se que no total haja muito acima dos cem mil visitantes.

Últimas Notícias

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de flores da mata Rainha Dona Leonor e rituais […]

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral. Recorde-se que o espetáculo decorreu no dia 8 de outubro […]

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos participantes. As jornadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de […]