emissão em direto

Renovação de protocolo com a Misericórdia garante médicos para o concelho 

Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e Maria da Conceição Pereira, provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR), assinaram no passado sábado a renovação do acordo de cooperação para a contratação de serviços médicos.

Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e Maria da Conceição Pereira, provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR), assinaram no passado sábado a renovação do acordo de cooperação para a contratação de serviços médicos.

Este acordo, em vigor desde 2021, permite a contratação de médicos não especialistas para o reforço das equipas dos Cuidados de Saúde Primários, no caso, no Agrupamento de Centros de Oeste Norte (ACeS) e mais concretamente para o concelho de Caldas da Rainha. Vai permitir a realização de consultas médicas, no ano de 2023, de forma a assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a prestação de serviços e cuidados de saúde à população da área territorial da ARSLVT, com inscrição na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados de Caldas da Rainha.

Este acordo terá por objeto a realização de consultas de saúde de adultos, saúde materna, saúde infantil e juvenil.

Segundo a provedora, o protocolo de cooperação é para a continuação da contratação de quatro médicos que estão a prestar cuidados de saúde aos utentes inscritos dos centros de saúde do concelho das Caldas e que não têm médico de família.

“São quatro médicos, com os quais já estão a ser elaborados os contratos, que ficam em vigor agora até dezembro de 2023. Estes profissionais estão ao serviço das populações de A-dos-Francos, Santa Catarina e Landal, e também no Centro de Saúde das Caldas”, explicou Maria da Conceição Pereira.

A provedora espera poder receber mais dois profissionais de saúde para colmatar a falta de médicos de família que existe no concelho das Caldas da Rainha. 

Maria da Conceição Pereira adiantou que este protocolo se insere no espírito de comunidade da instituição e recordou que “já na anterior mesa administrativa, com Lalanda Ribeiro, tinha havido uma colaboração com o ACeS e com a ARS LVT no sentido de serem colocados médicos nos nossos centros de saúde” e que “no final do ano de 2021 fomos novamente desafiados para esta parceria, que agora renovámos”.

A responsável frisou ainda que “este é o espírito da instituição, que sempre está aberta a colaborar com a comunidade”.

Últimas Notícias

Massagem de flores da mata Rainha D. Leonor

Termas abrem época com novidades A época termal na vertente terapêutica da ala sul do Hospital Termal das Caldas da Rainha vai reabrir a 1 de fevereiro com muitas novidades a nível do bem-estar. O lançamento de banhos de rituais de cacau e menta, a massagem de flores da mata Rainha Dona Leonor e rituais […]

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral. Recorde-se que o espetáculo decorreu no dia 8 de outubro […]

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

V Jornadas SIPO Júnior

Entre os dias 12 a 15 de abril decorre a 5ª edição das Jornadas da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) Júnior, no Auditório Municipal de Óbidos, com master classes de piano, seminário de improvisação, concertos comentados e uma audição final dos participantes. As jornadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de […]