Catarina Marinho, de 26 anos, residente em São Martinho do Porto, é candidata à liderança da Juventude Popular (JP) para o mandato de 2025/2026. A candidatura foi anunciada no passado dia 23, no Conselho Nacional da JP.
Esta é a primeira vez em 50 anos de vida da instituição que há uma mulher a candidatar-se a presidente. Catarina Marinho é natural de Lisboa e é militante há 13 anos.
Já foi vogal e presidente concelhia, secretária geral distrital, secretária geral adjunta nacional, vice-presidente da mesa do congresso e atualmente é vice-presidente nacional da comissão política desenhada por Francisco Camacho, atual presidente da JP.
O seu foco será “solucionar o que é mais crítico em cada fase da vida de um jovem – educação (infância/juventude), emprego (início de carreira), e família (independência)”.
A educação, a saúde e a reforma fiscal são “pilares fundamentais” da moção que apresentará em Congresso nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025, para além da segurança. “Do Dizer ao Fazer”, é o lema da sua campanha.