emissão em direto

Rotary Club das Caldas comemorou 70.º aniversário

“É com o desenvolvimento deste companheirismo que se consegue transformar vidas”

“É com o desenvolvimento deste companheirismo que se consegue transformar vidas”

O Rotary Club de Caldas da Rainha comemorou o 70.º aniversário no passado dia 20, numa cerimónia que juntou cerca de 150 pessoas no Hotel Vila D’Óbidos. 

Foi um aniversário especial comemorado em grande estilo com a mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravada em vídeo e transmitida na sala do hotel.

“Sete décadas de companheirismo rotário nas Caldas da Rainha merecem ser festejadas”. Foi assim que começou a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou o lema rotário de 2022-23 – “Imagine o Rotary.” “É tão aberto que permite tudo nas mais diversas dimensões”, sustentou, revelando que gosta de “sonhar com um mundo que dá o nosso melhor”. “É com o desenvolvimento deste companheirismo que se consegue servir e transformar vidas”, salientou. 

O Governador Distrito 1960, Vitor Cordeiro, congratulou todos os companheiros do clube por “manterem viva a chama do Rotary Club nas Caldas e fazer o bem na comunidade”. “Imaginem quantas pessoas foram impactadas por este clube e quantas certamente por causa dos rotários caldenses tiveram uma vida melhor, e é isto que faz a diferença”, salientou.

O vice-presidente das Caldas Joaquim Beato, falou do início das comemorações na Rotunda do Rotary, na cidade, onde foi plantada uma árvore que “significa que acreditamos no futuro”.

O autarca destacou o facto de ver presentes “tantos comerciantes, empresários e industriais”, o que prova “quanto grande é este clube caldense”. Considerou ser dever do Município estar sempre presente nas iniciativas deste clube.

A árvore plantada pelo presidente dos rotários das Caldas, Carlos Pinto Machado, foi um diospiro Kaki, que simboliza a paz e a resiliência.

A presidente do Rotary Clube de Lisboa, Alice Nobre, recordou que a 19 de abril de 1953, o então presidente, Maxime Vaultier, apadrinhou o clube caldense. “Durante estes 70 anos, a amizade e o respeito entre padrinho e afilhado têm-se mantido”, apontou.

Estiveram presentes neste evento rotários em representação de 27 clubes do país. Houve vários testemunhos durante a celebração que destacaram o mérito e a longevidade do clube e ofereceram presentes.

anos rotary 2
Emblemagem de duas novas companheiras, Maria da Graça e Susana da Cunha, com o padrinho e madrinha

Foi ainda realçado que o Rotary Club de Caldas da Rainha é o décimo mais antigo a nível nacional e o quinto a nível do distrito rotário.

O Rotary Club das Caldas foi fundado a 20 de abril de 1953 para que profissionais de diferentes áreas pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.

Francisco Caiado, empresário caldense, influente e prestigiado, rodeou-se de vários empresários e empreendedores, dos quais destacam José Capristano e Artur Capristano, para concretizar a fundação. Mário de Azevedo e Castro foi o primeiro presidente.

“O Rotary Club tem o desafio de reinventar-se”

“Se o nosso clube justificou plenamente a sua existência, através da sua fértil e empenhada atividade, agora num tempo de crescentes dificuldades e de novos problemas constitui o desafio de reinventar-se e corresponder às exigências dos novos tempos”. Palavras de Manuela Franco, presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 70 anos do Rotary Club das Caldas, que iniciou a cerimónia festiva. Recordou os fundadores – “os que fizeram acontecer um sonho que se tornou realidade”. 

Acrescentou que “é bom ver que os nossos parceiros e patrocinadores acreditam nos nossos projetos, na nossa capacidade em agir em prol da comunidade e que a comunidade se revê na nossa atuação e forma de estar”.

Referiu ainda que são os rotários que “humildemente” contribuem para que “o mundo fique um pouco melhor e a nossa comunidade se torne mais viva, valorizada e humanizada”.

Segundo Manuela Franco o programa festivo destes 70 anos procura ser um ponto de “encontro entre gerações, de confluência de sentimentos vivenciados no longo percurso e de esperança no futuro”.

Exposição de fotografias de Jaime Neves

De seguida foi inaugurada a exposição fotográfica sobre o clube da autoria de Jaime Neves, que faz parte dos rotários das Caldas há mais de 30 anos. A mostra de fotografias, centenas dele e outras que arranjou, faz uma retrospetiva dos 70 anos do clube caldense. Jaime Neves vai doar a sua coleção ao Rotary Club das Caldas. 

Decorreu ainda nesta cerimónia festiva a emblemagem de duas novas companheiras rotárias, Maria da Graça, cujo padrinho é Carlos Monteiro, e Susana da Cunha, que tem como madrinha Manuela Franco.

A festa do clube caldense contou com momentos musicais de ópera com Mayya Rud e António Alves.

Foi apresentada a Comissão de Honra, de que faz parte o JORNAL DAS CALDAS, representado pela diretora, Clara Bernardino. Foram ainda homenageadas as personalidades, entidades e instituições que colaboram com este clube.

“Empresas a realizar a sua responsabilidade social com o Rotary”

O presidente do Rotary caldense enunciou algumas atividades em prol da comunidade das Caldas, revelando que a prioridade do clube tem sido apoiar “inúmeras famílias carenciadas ou em dificuldades”.

Carlos Pinto Machado realçou as bolsas de estudo atribuídas aos bons alunos de famílias carenciadas e a promoção do mérito através dos prémios escolares atribuídos os melhores alunos do concelho, o “Prémio melhor companheiro Jean Pierre Hougas” e ainda o “Profissional do Ano” e o “Prémio Carreira”.

O responsável gostava de ter mais empresas a realizar a sua responsabilidade social com o Rotary. “É preciso que saibam que as empresas que o fazem, além do merecido reconhecimento público, poderão usufruir de benefícios fiscais extremamente interessantes, podendo obter uma majoração significativa em matéria fiscal, pois os projetos são realizados em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa”, explicou.

“Ainda neste mandato pretendo estabelecer parceria com as principais associações empresariais do concelho e criar um prémio para a empresa que mais se destacou em termos de responsabilidade social em parceria com o Rotary”, revelou.

No próximo mês será relançado o Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário), com novos elementos de gabarito profissional e intelectual.

No final desta festa foram cantados os parabéns ao clube e também ao ex-presidente da câmara, Fernando Costa, que fazia anos.

A festa continuou com o rotário Joaquim Monteiro a fazer de dj, com músicas dos anos 80, proporcionando um momento de dança. 

O evento contou com a colaboração dos alunos do 2º ano do curso profissional de Técnico de Turismo e do 2º ano de Técnico de Multimédia da Escola Técnica Empresarial do Oeste. 

O Rotary Club das Caldas tem 24 membros, dos quais 10 são senhoras.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.