emissão em direto

O Rotary Club das Caldas assinalou o 72.º aniversário com um jantar comemorativo e solidário

Rotary das Caldas completa 72 anos e promete continuar a servir a comunidade

O Rotary Club das Caldas da Rainha assinalou o seu 72.º aniversário com um jantar comemorativo e solidário, que teve lugar na passada sexta-feira, no restaurante “Paraíso do Coto”.

A iniciativa reuniu 37 participantes, incluindo representantes de outros clubes rotários, nomeadamente de Lisboa, Santarém e Alcobaça.

Esteve presente o Governador do Distrito Rotário 1960, Paulo Taveira de Sousa. O NRDC – Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário das Caldas da Rainha também foi representado. Estiveram ainda elementos da Ordem do Trevo, associação local de apoio a famílias carenciadas e do projeto Olha-te, que presta gratuitamente apoio a doentes oncológicos e seus familiares diretos.

Durante a cerimónia, foi enaltecido o espírito de solidariedade, amizade e companheirismo que tem pautado a ação do Rotary caldense ao longo das últimas décadas.

Para além do caráter festivo, o jantar teve também um propósito beneficente, onde a verba angariada será destinada a apoiar a recuperação de uma unidade de restauração das Caldas da Rainha que, há cerca de um ano, foi afetada por um incêndio que danificou uma parte da roulotte onde são confecionadas especialidades como pão caseiro.

Jaime Neves, membro do Rotary Club das Caldas, recordou brevemente a história da instituição, destacando que é o quinto clube mais antigo do Distrito Rotário 1960, ao qual pertence, e o décimo mais antigo a nível nacional.

A noite ficou ainda marcada pela intervenção do padre Eduardo Gonçalves, figura muito próxima da comunidade caldense, que refletiu sobre os desafios enfrentados pela população sénior nos dias de hoje. Citando o filósofo romano Túlio Cícero e a sua obra dedicada à velhice, sublinhou a “importância de encarar esta etapa da vida com otimismo e coragem, reconhecendo o valor da experiência acumulada e as oportunidades de realização pessoal que ela pode proporcionar”.

Durante a sua intervenção, recordou os 11 anos em que exerceu funções como capelão do Hospital das Caldas da Rainha, onde acompanhou e prestou apoio a muitos idosos. Partilhou, com emoção, a história de uma utente que deixou de falar após ter sido informada pelos filhos de que não tinham condições para a levar de volta para casa. “Ela calou-se. Não disse mais uma palavra. O silêncio dela era o espelho de uma dor profunda, de um abandono que infelizmente muitos seniores vivem nos dias de hoje”, disse o sacerdote.

Em dia de celebração, o presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, Luiz Gomes, sublinhou a relevância contínua da instituição. “O Rotary continua a ser muito importante e necessário. Temos de continuar a intervir nos problemas do concelho, apoiando as crianças, os idosos, as famílias e as instituições”, afirmou.

O responsável destacou ainda a urgência de uma intervenção mais ativa na área ambiental, revelando que o clube irá organizar, entre maio e junho, uma palestra em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. O evento contará com a presença de especialistas que irão abordar temas como o potencial inexplorado das algas em Portugal e a crescente poluição dos oceanos.

O presidente anunciou que Graça Nobre será a próxima presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha, com a cerimónia de transmissão de funções agendada para o mês de julho.

Luiz Gomes fez ainda um balanço de algumas das atividades realizadas durante o seu mandato, destacando o sucesso da Festa Branca, bem como a atribuição de prémios escolares e bolsas de estudo. Recordou, com entusiasmo, a receção de 11 jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos, oriundos de várias regiões do país, no âmbito do programa “RYLA – Prémios Rotários de Liderança Juvenil”, que decorreu entre 8 e 11 de abril. O programa teve como objetivo fomentar competências de liderança e reforçar a autoconfiança dos participantes.

O presidente fez também questão de realçar a distinção atribuída pelo clube ao comandante dos Bombeiros das Caldas da Rainha e ao ciclista João Almeida, ambos homenageados como “Profissionais do Ano”.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.