emissão em direto

próximo programa

Ver programação completa

Roteiro Imersivo proporcionou experiências no concelho

“Moinho das Castanholas e o pão nosso” foi o mote da atividade decorrida no Cadaval, no passado dia 22, no âmbito dos Roteiros Imersivos, uma iniciativa enquadrada na Rede Cultura 2027, a que o concelho pertence, que contempla visitas ao património, degustações e momentos performativos.

“Experienciar com a visão, tato, olfato e paladar” foi o mote lançado ao público pela Rede Cultura 2027.

O evento realizou-se em formato fechado a dez participantes, inscritos previamente, sendo que ao Cadaval foram visitantes de Torres Novas, Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Moita do Ribatejo.

Incluiu degustação de produtos típicos e endógenos (vinhos, queijos, pão e doces), seguida de uma atividade em sistema rotativo que incluiu visitas ao Moinho das Castanholas, à exposição “A diversidade de cereais” e ao Espaço dos Artesãos, no intuito de proporcionar uma experiência com a realização de trabalhos manuais.

A atividade contou com a participação dos artesãos Mário Albino (ceramista), Susana Pratas (macramé), Manuel Carloto (tesselas romanas) e João Vieira (cerealista).

Após almoço no restaurante Quinta do Castro (Pragança), o périplo rumou à Serra do Montejunto, com paragem no Miradouro da Salvé Rainha, Capela N. S.ª das Neves e Moinho do Penedo dos Ovos (moinho de vento), com observação de moagem de trigo.

O Roteiro Imersivo do Cadaval terminou com um momento musical que contou com a atuação da Banda da Associação Filarmónica 1.º Dezembro de Pragança, no Largo da Igreja, em Pragança.

A Câmara Municipal do Cadaval presenteou os participantes com “merchandising” do Município e produtos regionais, nomeadamente vinhos das adegas cooperativas do Cadaval e da Vermelha, Pão de Ló “Ti’ Piedade” e bolo de ferradura caseiro.

No final, os participantes deram nota máxima nos inquéritos de avaliação de satisfação da sua passagem pelo concelho cadavalense.

Últimas Notícias

Equipa do Acrotramp vence Scalabis Cup

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho, a Scalabis Cup, competição Internacional de ginástica, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém, reunindo cerca de 500 ginastas em representação de vários países. O Acrotramp Clube de Caldas esteve representado nesta competição com seis ginastas seniores de 1ª divisão e elite (três em duplo minitrampolim e três em tumbling).

Caldas da Rainha esteve em alerta mas DGS corrigiu números

A Direção-Geral da Saúde procedeu na passada segunda-feira a uma correção da incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes nas Caldas da Rainha, para o período de 24 de junho a 7 de julho, o que retirou o concelho do estado de alerta em que havia sido colocado indevidamente por resolução do Conselho de Ministros na quinta-feira anterior.