emissão em direto

Roteiro Imersivo proporcionou experiências no concelho

“Moinho das Castanholas e o pão nosso” foi o mote da atividade decorrida no Cadaval, no passado dia 22, no âmbito dos Roteiros Imersivos, uma iniciativa enquadrada na Rede Cultura 2027, a que o concelho pertence, que contempla visitas ao património, degustações e momentos performativos.

“Experienciar com a visão, tato, olfato e paladar” foi o mote lançado ao público pela Rede Cultura 2027.

O evento realizou-se em formato fechado a dez participantes, inscritos previamente, sendo que ao Cadaval foram visitantes de Torres Novas, Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Moita do Ribatejo.

Incluiu degustação de produtos típicos e endógenos (vinhos, queijos, pão e doces), seguida de uma atividade em sistema rotativo que incluiu visitas ao Moinho das Castanholas, à exposição “A diversidade de cereais” e ao Espaço dos Artesãos, no intuito de proporcionar uma experiência com a realização de trabalhos manuais.

A atividade contou com a participação dos artesãos Mário Albino (ceramista), Susana Pratas (macramé), Manuel Carloto (tesselas romanas) e João Vieira (cerealista).

Após almoço no restaurante Quinta do Castro (Pragança), o périplo rumou à Serra do Montejunto, com paragem no Miradouro da Salvé Rainha, Capela N. S.ª das Neves e Moinho do Penedo dos Ovos (moinho de vento), com observação de moagem de trigo.

O Roteiro Imersivo do Cadaval terminou com um momento musical que contou com a atuação da Banda da Associação Filarmónica 1.º Dezembro de Pragança, no Largo da Igreja, em Pragança.

A Câmara Municipal do Cadaval presenteou os participantes com “merchandising” do Município e produtos regionais, nomeadamente vinhos das adegas cooperativas do Cadaval e da Vermelha, Pão de Ló “Ti’ Piedade” e bolo de ferradura caseiro.

No final, os participantes deram nota máxima nos inquéritos de avaliação de satisfação da sua passagem pelo concelho cadavalense.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.