emissão em direto

Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

Também traz uma mensagem aos pais e é sobretudo uma “história de amizade, de atenção plena, de preocupação ambiental e de esperança”.

Para Ina Vasques, o lançamento do seu livro foi um momento “lindo e memorável”, que lhe “preencheu o coração”.

Ilustrado por Maria João Leite, “O Pica-Pau da Lagoa de Óbidos” começou a ser escrito em 2001 quando o seu filho tinha cinco anos e depois nunca mais teve tempo para o terminar devido à sua profissão. Há quatro anos, quando resolveu mudar o conceito da sua vida, dedicando-se mais à natureza e ao yoga, estava a mexer em ficheiros e encontrou o livro dedicado ao Diogo e em 2019 terminou a história.

Segundo a autora, no livro deixa uma reflexão aos pais para que “não permitam que o tempo vos tire a possibilidade de desfrutar cada momento”. “Sempre que possam leiam para os vossos filhos, passeiem, brinquem e nos momentos que estão com eles, não estejam em piloto automático, estejam no momento presente, com atenção plena e disponibilidade para os amar, ouvir, sentir e abraçar”, declarou.

A obra pretende criar um momento de partilha entre pais e filhos, ou em ambiente de sala de atividades de pré-escolar.

“O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos” tem um caráter pedagógico, pois é possível acompanhar a narrativa da personagem principal, um menino chamado Diogo que vai “ensinando” aos leitores como se fazem simples posições de yoga e termina com um exercício de mindfulness, para os “pais ou educadores fazerem com as suas crianças”. Esta meditação, segundo a autora, “trará tranquilidade e conforto para enfrentar os seus medos e ansiedades”.

Foi a sua grande amiga, Célia Antunes, mentora do projeto Olha-Te, que tem como missão apoiar doentes oncológicos, que fez a apresentação da autora.

Recordou que conheceu a autora quando ela trabalhava na Infancoop como diretora técnica e admirou “o método de ensino Movimento Escola Moderna” que Ina Vasques levou para a instituição. “Criámos uma ligação e uma grande amizade quando ela veio para o Olha-Te como voluntária”, contou, revelando que a autora em 2013 iniciou um projeto de yogakids para as crianças e familiares de doentes oncológicos e comunidade em geral.

Lembrou ainda que Ina Vasques também é membro do Clube Sorotimista Internacional desde 2015.

“Nesta nossa amizade ouvi sempre com muita atenção e emoção as histórias que a Ina foi contando sobre o seu filho, e este livro é uma dessas histórias que ela criou para o Diogo”, relatou.

Célia Antunes abordou a “nova filosofia de vida da autora, que hoje é professora de yoga e dedica-se ao autoconhecimento de forma muito inspiradora, promovendo o sentido de uma qualidade de vida”. 

Presente na sessão esteve a vereadora da cultura, Conceição Henriques, que chamou a atenção para o título do livro, questionando sobre quantas crianças “hoje sabem o que é um pica-pau”. “Talvez muito poucas”, apontou, referido que é para “trazer às nossas crianças tantas coisas que faziam parte do nosso quotidiano que também servem os livros”.

O evento teve vários momentos musicais com o pianista Gerardo Rodrigues e a cantora Sofia Caetano Miradouro.

Últimas Notícias

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.