Semana Tanto Mar juntou estudantes de vários pontos do país

A Semana Tanto Mar decorreu entre 4 e 8 de setembro em Peniche. Durante cinco dias, cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional de vários pontos do país candidataram-se para descobrir o que o mar tem para oferecer, numa iniciativa conjunta do Município de Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e Fórum Estudante.

A Semana Tanto Mar decorreu entre 4 e 8 de setembro em Peniche. Durante cinco dias, cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional de vários pontos do país candidataram-se para descobrir o que o mar tem para oferecer, numa iniciativa conjunta do Município de Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e Fórum Estudante.

O evento realiza-se desde 2010 e permite uma descoberta de várias vertentes associadas ao mar, nos capítulos do desporto, lazer, património, economia ou investigação científica, entre outras áreas.

De acordo com a Fórum Estudante, Sérgio Leandro, diretor da ESTM, referiu, na sessão de abertura, que 650 estudantes já participaram, ao longo dos últimos treze anos, na Semana Tanto Mar.

“Este percurso tem sido uma aventura fantástica”, sublinhou, destacando que “o mar não é só praia – é desporto, é economia, é ciência e muito mais”.

O pró-presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Almeida, manifestou que o objetivo desta semana de atividades passa por “formar embaixadores do mar”, que possam “transmitir o que aqui vão aprender sobre a natureza, a investigação, a região, a economia e o futuro”.

A representante da Câmara Municipal de Peniche, Ana Rita, deixou o desejo que os participantes “levem Peniche no coração, bem como os valores da sustentabilidade”.

A tarde do primeiro dia incluiu uma visita ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, que tem como objetivo o estudo, a valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho.

Patente estava a exposição “A Baleia em Atouguia”, que recorda que durante os séculos XII e XIII Peniche era uma ilha e a localidade de Atouguia possuía um porto frequentado por caçadores de baleias.

O segundo dia da Semana Tanto Mar foi dedicado à importância do mar na economia portuguesa, com a visita a duas empresas que trabalham com pescado no porto de Peniche, a SEAentia, que se ocupa de aquacultura de corvinas, e a Omnifish, que comercializa peixe fresco. 

Na Docapesca foi possível conhecer esta entidade que realiza a intermediação entre os pescadores e os compradores, através da classificação, verificação e leilão do pescado.  

Os desportos náuticos estiveram em destaque no Clube Naval de Peniche, com uma explicação das várias embarcações e equipamentos na atividade de vela, caça submarina, pesca a caiaque e modelismo náutico.

Houve ainda uma palestra ligada ao tema “Empreendedorismo e Mar”, dinamizada por João Correia, biólogo marinho especialista em tubarões, que partilhou a forma como fundou a empresa “Flying Sharks”.

No terceiro dia os participantes realizaram na praia da Gamboa uma aula de surf, pelo Peniche Surfing Club, percebendo o lema “Peniche Capital da Onda”.

Foi também feita uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, que acolhe atletas de surf, canoagem, natação, remo ou stand up paddle.

Um workshop sobre Suporte Básico de Vida foi proporcionado pelo Instituto de Socorros a Náufragos e na ESTM houve uma palestra do biólogo marinho Nuno Rodrigues sobre a biodiversidade e o sistema geológico do arquipélago das Berlengas, que os participantes conheceram no dia seguinte. 

O quarto dia da Semana Tanto Mar foi todo passado na Berlenga Maior. Divididos em grupos, os estudantes puderam realizar várias atividades. Para além da visita ao farol, foi ainda possível ter uma experiência de mergulho assegurada pela equipa da Haliotis e conhecer o trabalho realizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas na monitorização e conservação das espécies na ilha.

A investigação científica marcou o último dia, com visita ao centro Cetemares do Politécnico de Leiria, que alberga a sede do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, cujo principal objetivo é explorar as potencialidades do mar de forma sustentável.

A gala de encerramento da Semana Tanto Mar 2023 decorreu no auditório da ESTM.

Últimas Notícias

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).

António Morgado ganha etapa em Espanha

No espaço de uma semana, o ciclista caldense António Morgado voltou a ganhar no estrangeiro, desta vez triunfando na segunda etapa da Volta às Asturias, em Espanha, no passado dia 27.