emissão em direto

Semana Tanto Mar juntou estudantes de vários pontos do país

A Semana Tanto Mar decorreu entre 4 e 8 de setembro em Peniche. Durante cinco dias, cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional de vários pontos do país candidataram-se para descobrir o que o mar tem para oferecer, numa iniciativa conjunta do Município de Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e Fórum Estudante.

A Semana Tanto Mar decorreu entre 4 e 8 de setembro em Peniche. Durante cinco dias, cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional de vários pontos do país candidataram-se para descobrir o que o mar tem para oferecer, numa iniciativa conjunta do Município de Peniche, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e Fórum Estudante.

O evento realiza-se desde 2010 e permite uma descoberta de várias vertentes associadas ao mar, nos capítulos do desporto, lazer, património, economia ou investigação científica, entre outras áreas.

De acordo com a Fórum Estudante, Sérgio Leandro, diretor da ESTM, referiu, na sessão de abertura, que 650 estudantes já participaram, ao longo dos últimos treze anos, na Semana Tanto Mar.

“Este percurso tem sido uma aventura fantástica”, sublinhou, destacando que “o mar não é só praia – é desporto, é economia, é ciência e muito mais”.

O pró-presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Almeida, manifestou que o objetivo desta semana de atividades passa por “formar embaixadores do mar”, que possam “transmitir o que aqui vão aprender sobre a natureza, a investigação, a região, a economia e o futuro”.

A representante da Câmara Municipal de Peniche, Ana Rita, deixou o desejo que os participantes “levem Peniche no coração, bem como os valores da sustentabilidade”.

A tarde do primeiro dia incluiu uma visita ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, que tem como objetivo o estudo, a valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho.

Patente estava a exposição “A Baleia em Atouguia”, que recorda que durante os séculos XII e XIII Peniche era uma ilha e a localidade de Atouguia possuía um porto frequentado por caçadores de baleias.

O segundo dia da Semana Tanto Mar foi dedicado à importância do mar na economia portuguesa, com a visita a duas empresas que trabalham com pescado no porto de Peniche, a SEAentia, que se ocupa de aquacultura de corvinas, e a Omnifish, que comercializa peixe fresco. 

Na Docapesca foi possível conhecer esta entidade que realiza a intermediação entre os pescadores e os compradores, através da classificação, verificação e leilão do pescado.  

Os desportos náuticos estiveram em destaque no Clube Naval de Peniche, com uma explicação das várias embarcações e equipamentos na atividade de vela, caça submarina, pesca a caiaque e modelismo náutico.

Houve ainda uma palestra ligada ao tema “Empreendedorismo e Mar”, dinamizada por João Correia, biólogo marinho especialista em tubarões, que partilhou a forma como fundou a empresa “Flying Sharks”.

No terceiro dia os participantes realizaram na praia da Gamboa uma aula de surf, pelo Peniche Surfing Club, percebendo o lema “Peniche Capital da Onda”.

Foi também feita uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, que acolhe atletas de surf, canoagem, natação, remo ou stand up paddle.

Um workshop sobre Suporte Básico de Vida foi proporcionado pelo Instituto de Socorros a Náufragos e na ESTM houve uma palestra do biólogo marinho Nuno Rodrigues sobre a biodiversidade e o sistema geológico do arquipélago das Berlengas, que os participantes conheceram no dia seguinte. 

O quarto dia da Semana Tanto Mar foi todo passado na Berlenga Maior. Divididos em grupos, os estudantes puderam realizar várias atividades. Para além da visita ao farol, foi ainda possível ter uma experiência de mergulho assegurada pela equipa da Haliotis e conhecer o trabalho realizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas na monitorização e conservação das espécies na ilha.

A investigação científica marcou o último dia, com visita ao centro Cetemares do Politécnico de Leiria, que alberga a sede do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, cujo principal objetivo é explorar as potencialidades do mar de forma sustentável.

A gala de encerramento da Semana Tanto Mar 2023 decorreu no auditório da ESTM.

Últimas Notícias

Café Central no Campo registou M1lhão premiado

Um apostador que registou o M1lhão, jogo associado ao Euromilhões, no Café Central, na aldeia do Campo, nas Caldas da Rainha, é detentor do último código sorteado. Retirando os impostos, vai arrecadar 801 mil euros.

Câmara das Caldas quer levar mais de duas mil pessoas a Lisboa para reivindicar novo hospital

Inconformada com a decisão do ministro da saúde de localizar o futuro hospital do Oeste no Bombarral, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, que reclama a instalação em terrenos de Óbidos e Caldas da Rainha, anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, que vai realizar no dia 21 de outubro uma ação de protesto junto à residência oficial do Primeiro-Ministro e à Assembleia da República, pretendendo mobilizar mais de duas mil pessoas.

Sporting sub19 em Alvorninha 

No passado fim de semana os atuais campeões nacionais de futsal no escalão sub19, Sporting Clube de Portugal, estiveram presentes em estágio no pavilhão de Alvorninha, com a realização de jogos de treino com os seniores e sub23 da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA).

Resgatada mulher na praia do Baleal

Uma mulher de 63 anos foi ao início da tarde da passada terça-feira resgatada da água por ter sido arrastada para uma zona de rochas da praia do Baleal, em Peniche.

Seleções nacionais de touch rugby preparam mundial nas Caldas

Num momento de grande exposição mediática do rugby, com a realização em França do Campeonato do Mundo Rugby XV, com a presença dos “lobos”, a seleção nacional portuguesa, decorreu este último domingo, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, o primeiro estágio de preparação das “raposas”, as seleções nacionais de Touch Rugby.