No passado domingo realizou-se um evento que permitiu festejar o Dia Europeu dos Amigos dos Museus, homenagear os associados honorários e festejar os 20 anos da Liga dos Amigos do Museu José Malhoa (LAMJM).
O marco de 20 anos foi alcançado no ano passado. Todavia, devido às obras a serem realizadas no museu, só agora foi possível a celebração.
O caldense Artur Fernandes, presidente da LAMJM, explicou a escolha deste dia para a realização do evento: “Hoje comemora-se pela segunda vez o Dia Europeu dos Amigos dos Museus e como membros da Federação de Amigos dos Museus de Portugal fomos convidados a festejar este evento”.
A LAMJM tem cerca de 500 membros, tendo existido um apelo por parte do presidente para ter mais pessoas jovens dentro da liga. Para ser membro basta inscrever-se e pagar a quota anual.
A Federação de Amigos dos Museus intitulou o comunicado de imprensa sobre o Dia Europeu dos Amigos dos Museus com o tema “Os vossos museus, a nossa paixão”, levando a diretora do museu, Nicole Costa, a agradecer a todos os que partilham a alegria de ser amigo do museu. Referiu ainda que a paixão de todos os associados permitiu a compra de desumidificadores para as obras, o que proporciona um maior controlo das obras em termos de humidade e temperatura.
Artur Fernandes manifestou que com a direção de Nicole Costa o museu tem “ganho energia, atividade e tem-se aberto muito mais à comunidade”.
O evento continuou com a composição da mesa, com a antiga diretora do museu, Matilde Tomaz do Couto, o presidente da mesa de Assembleia Geral da LAMJM, Luís Sá Lopes, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Helena Arroz, e Artur Fernandes.
Foram apresentados dois momentos musicais por parte de quatro músicos do Conservatório das Caldas da Rainha, com peças em piano e guitarra e uma palestra por parte de Matilde Tomaz do Couto relativamente ao processo de constituição da LAMJM, desde a sua ideia, a formação, o resumo da atividade nos anos iniciais e a sua história até aos dias de hoje.
A atribuição dos Diplomas de Associado Honorário aconteceu após um minuto de silêncio aos associados que já faleceram, casos de João Bonifácio Serra e Mário Gonçalves, tendo sido homenageados Matilde Tomaz do Couto, Rogério Caiado, Herculano Elias, Vítor Sebastião, Lalanda Ribeiro, Jaime Serafim, Mário Augusto, Vasco Trancoso, Jorge Serrano, Eduardo Gonçalves e Luís Sá Lopes.
O próximo evento que está a ser planeado ainda este mês carateriza-se por uma saída cultural à exposição do João Abel Manta no Palácio dos Anjos, em Lisboa, e uma visita guiada ao Museu dos Coches.