A equipa de ténis de mesa da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Silveira foi a vencedora do 1º Torneio Pelicano promovido pelo Caldas Sport Clube (CSC), que teve lugar no Pavilhão da Mata a 26 de outubro.
Em segundo lugar desta competição ficou o Ginásio Figueirense, seguida das equipas sénior (terceiro) e júnior (quarto) da Academia Ténis de Mesa do CSC.
O torneio realizou-se cerca de dois meses depois de ter sido relançada a modalidade de ténis de mesa no CSC.
No final da entrega dos troféus foi feita uma homenagem a José Branco, antigo atleta do clube e figura incontornável do ténis de mesa caldense.
O responsável pela secção, José Viegas, recordou a grande tradição do ténis nas Caldas e salientou o protagonismo do homenageado, que já faleceu. Para além da viúva de José Branco, que agradeceu em nome da família a homenagem, falaram também alguns dos antigos companheiros de equipa.
O presidente do CSC, Rodrigo Amaro, salientou a importância desta modalidade ter voltado para o clube, uma vez que pretendem ser ecléticos e ir para além do futebol. “Esta é uma modalidade histórica nas Caldas”, sublinhou. O dirigente agradeceu a José Viegas por ter tido a iniciativa e por estar a coordenar a nova academia, onde já há cerca de 20 praticantes em cada treino.
Também o presidente da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Leiria, Mário Silva, salientou o papel das Caldas da Rainha nesta modalidade. “As Caldas foi uma universidade do ténis de mesa”, afirmou.
O Pavilhão da Mata será o único no país com uma sala dedicada apenas ao ténis de mesa. Por tudo isto, “saber que o ténis de mesa iria voltar a ser praticado nas Caldas foi a melhor notícia que a associação recebeu nos últimos anos”. O facto de ser José Viegas quem está a liderar este processo também o deixa mais confiante no futuro desta academia.