emissão em direto

Simulacro de incêndio testa profissionais do hospital das Caldas

O serviço de internamento de pediatria do hospital das Caldas da Rainha foi palco, no dia 5 de março, do simulacro de um incêndio para testar a implementação das medidas de autoproteção da unidade após a realização de formação a todos os profissionais de saúde e trabalhadores, de forma a manter as condições de segurança e a dar uma resposta adequada a uma situação de emergência. Bombeiros, Proteção Civil e PSP participaram nos exercícios de treino, organizados pela Unidade Local de Saúde do Oeste.

Vânia Almeida, técnica de higiene e segurança do hospital, descreveu que este é um dos vários simulacros previstos no estabelecimento de saúde, neste caso “fizemos um foco no serviço de pediatria, com a evacuação do serviço, para testarmos todos os profissionais, depois da formação que tiveram, para que estejam preparados para uma situação real”.

Houve recurso de extintores para colocar em ação a equipa de intervenção interna do hospital, que fez o combate ao foco de incêndio, pelo que quando os bombeiros chegaram já estava extinto e preocuparam-se com outras tarefas, nomeadamente a desenfumagem, a verificação da inexistência de outros riscos e a salvaguarda de pessoas e bens.

A equipa de evacuação encarregou-se de que ninguém ficava no serviço e todos os utentes deslocaram-se para o ponto de encontro, que estava já previamente estipulado. Houve elementos de primeiros socorros para prestar assistência a um fictício utente que se tinha sentido mal.

A enfermeira diretora, Lurdes Ponciano, vincou que “é fundamental fazer estes exercícios de treino, porque não estamos livres a qualquer momento de ser uma situação verdadeira e quanto mais treino e exercício as equipas tiverem, melhor sabem atuar”.

“As questões de segurança são fundamentais em todos os locais e no internamento num hospital ainda mais”, fez notar.

Rui Faria, chefe dos bombeiros das Caldas da Rainha, explicou que a participação dos soldados da paz permitiu contribuir para a formação dos profissionais de saúde. “O objetivo principal deste exercício era testar o plano interno do hospital. Nós, bombeiros, como agente principal de proteção civil, só intervirmos quando tudo a montante falhar. Nós preferimos chegar aqui e termos pouco trabalho, como é óbvio, do que não funcionar todo esse processo”.

Últimas Notícias

Projeto “Caldas tem Cor” em concurso do Turismo de Portugal

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, concorreu ao programa Gera t com o projeto “Caldas tem Cor”, numa iniciativa desenvolvida pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo, com o apoio da direção da escola, a colaboração de turmas das áreas de Artes 11AV1 – Desenho A e Ciências 8ºC.

“A Cicatriz” de Maria Francisca Gama foi eleito o Livro do Ano de 2024

A escritora Maria Francisca Gama, cuja carreira literária o Jornal das Caldas acompanhou desde os seus primeiros lançamentos, viu o seu romance “A Cicatriz” ser eleito Livro do Ano de 2024 na categoria de Ficção Lusófona, no âmbito dos Prémios Bertrand, por votação dos leitores.