emissão em direto

Subida das tarifas para exportar para a América vai prejudicar Região Oeste

Os empresários da Região Oeste vão sofrer impactos económicos decorrentes da decisão do presidente norte-americano Donald Trump de impor um novo pacote de tarifas aduaneiras unilaterais sobre produtos importados para os Estados Unidos, alerta a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), que anuncia estar a preparar contactos com entidades nacionais e europeias no sentido de acompanhar a evolução da situação.

“Esta medida, com entrada em vigor a 9 de abril, terá consequências diretas para as empresas exportadoras da Região Oeste, nomeadamente nos setores agroalimentar, vinícola, hortofrutícola, metalomecânico e de bens transformados”, sublinha a AIRO.

A imposição de uma taxa de 10% sobre todos os bens importados nos EUA, independentemente da origem, e a introdução de “tarifas recíprocas” para países considerados como tendo práticas comerciais “injustas”, incluindo a União Europeia, que será alvo de um acréscimo tarifário de 20% sobre os direitos aduaneiros existentes, trarão impactos para as empresas da Região Oeste, faz notar a associação.

A AIRO elenca como consequências “o aumento dos custos de exportação para os EUA, o que poderá comprometer a competitividade de produtos-chave da nossa região, desvio de encomendas e alterações nas cadeias de abastecimento, afetando também empresas que fornecem indiretamente mercados norte-americanos, e maior incerteza nos mercados internacionais, num momento em que se exigia estabilidade para consolidar a retoma pós-pandemia”.

“Estas medidas configuram um agravamento significativo do custo de entrada de produtos europeus no mercado norte-americano”, conclui a AIRO, que apela aos associados para comunicarem os constrangimentos que sintam em resultado das novas tarifas.

Últimas Notícias

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.