emissão em direto

Surf & Rescue no Oeste

O Surf & Rescue, projeto único em Portugal que une o surf e o salvamento aquático, está de regresso às praias nacionais pelo terceiro ano consecutivo, e, depois de já ter passado por Sesimbra, Ericeira, Viana do Castelo, Cascais e Faro, vai chegar agora ao Litoral Oeste, mais concretamente à Praia da Areia Branca, na Lourinhã.  

O Surf & Rescue, projeto único em Portugal que une o surf e o salvamento aquático, está de regresso às praias nacionais pelo terceiro ano consecutivo, e, depois de já ter passado por Sesimbra, Ericeira, Viana do Castelo, Cascais e Faro, vai chegar agora ao Litoral Oeste, mais concretamente à Praia da Areia Branca, na Lourinhã.  

A iniciativa, que une surfistas, escolas de surf e nadadores salvadores e nasce de uma parceria entre Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal, vai ter lugar no dia 23 de setembro com o apoio da Estação Náutica do Oeste, do Município da Lourinhã e da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Através de uma série de formações, a meta maior do ‘Surf & Rescue’ passa por dotar os participantes (surfistas, treinadores, outros membros e trabalhadores de Escolas e clubes de surfing e ainda nadadores salvadores) de mais competências para poderem contribuir para o salvamento de pessoas em risco de afogamento nas praias locais. A realização desta formação em surf e salvamento aquático atribui, ainda, unidades de crédito para a renovação de cédulas de “Treinador IPDJ”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site oficial do projeto, em www.surfrescue.pt.

Em 2021, morreram 31 pessoas afogadas no mar em Portugal, sendo que 12 desses afogamentos aconteceram em praias de banhos, segundo o relatório anual do Observatório do Afogamento.

Últimas Notícias

Novo presidente do Politécnico quer afirmação como Universidade

“Após 40 anos de existência do Instituto Politécnico de Leiria, defendo que reunimos hoje as condições para nos afirmarmos como Universidade, que para além do ensino politécnico, ministre também o ensino universitário, podendo outorgar todos os graus académicos previstos na lei”, afirmou Carlos Rabadão, após ser empossado presidente do Politécnico de Leiria no dia 22 de setembro.

Festival de Insufláveis assinala regresso às aulas

De forma a assinalar o início de um novo ano letivo, o Município de Óbidos, com a colaboração da FADL – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria e da Associação Óbidos Dance, pretende proporcionar às crianças um dia diferente, cheio de atividade física e diversão.

Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort

O Bom Sucesso Resort, junto à Lagoa de Óbidos, vai receber a primeira edição do festival Eutopia, um evento que pretende unir a arte, a arquitetura e o golfe. A iniciativa dedicada à cultura contemporânea vai decorrer nos dias 1 e 2 de outubro e destaca-se, entre outros aspetos, pelo local definido para a sua […]

Autarcas pedem levantamento de interdição da “toneira” na Lagoa

Reuniram no passado dia 22, com caráter de urgência, nos Paços do Concelho, em Óbidos, os presidentes da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e das Caldas da Rainha, Vítor Marques, e da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, com a secretária de Estado das Pescas, Agricultura e Alimentação, Teresa Coelho, com o intuito de manifestar a preocupação referente à Portaria número 238/2022, de 15 de setembro, que aprova as normas reguladoras do exercício da pesca comercial nas águas interiores não marítimas na Lagoa de Óbidos.