emissão em direto

Teatro Chaby Pinheiro a caminho da celebração do centenário

O icónico Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, vai ser palco de um ciclo de espetáculos para a família até maio do próximo ano.

O icónico Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, vai ser palco de um ciclo de espetáculos para a família até maio do próximo ano.

Intitulada “A Caminho do Centenário”, esta temporada de teatro tem a curadoria de Adelino Mota (Lusitanus Ensemble), numa produção da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, com o apoio da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal da Nazaré.

“Contos do Mundo” é a primeira peça a entrar em cena, no dia 6 de outubro, pelas 16h30. À semelhança da maior parte dos sete espetáculos que compõem o ciclo “A Caminho do Centenário”, a peça dirige-se sobretudo ao público infanto-juvenil. Em “Contos do Mundo”, o Teatro Figura recupera algumas das histórias de Hans Christian Andersen para recriar, através de marionetas construídas com objetos do quotidiano, um imaginário universal.

Seguem-se, até maio, outros seis espetáculos: “Sob a Terra” (Leirena Teatro com música original de Surma, a 3 de novembro); “O Quebra Nozes – um brinquedo especial” (com narração de Susana Henriques e adaptação musical para quarteto de cordas, 1 de dezembro); “Alfredo, o Colecionador de Borboletas” (SA Marionetas, com original de José Gil e música de Hugo Trindade, 12 de janeiro); “Globo de Saramago – 1993” (adaptação de “O Ano de 1993”, Leirena Teatro, 2 de fevereiro); e “Carnaval dos Animais” (Susana Henriques e Humorictus Ensemble, 4 de maio). A 26 de abril, subirá a cena “O Discurso sobre o Filho da Puta”, pelo Teatro da Rainha, o único da programação que se destina exclusivamente a um público adulto.

A temporada “A Caminho do Centenário” tem como principal objetivo, segundo o programador Adelino Mota, “devolver o Chaby Pinheiro à comunidade e colocar este maravilhoso teatro ao serviço da cultura na Nazaré e na região”, nas vésperas de se assinalar o seu centenário (que acontecerá a 5 de fevereiro de 2026). “É desolador que um espaço com a beleza e a história artística do Teatro Chaby Pinheiro mantenha portas fechadas”, afirmou Adelino Mota, explicando que mobilizou a boa vontade da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, proprietária do imóvel, para este projeto. “É um desafio, certamente, mas esperamos ajudar a redescobrir o gosto pelo teatro e pela cultura na Nazaré, trazendo as crianças e as suas famílias a este espaço”, declarou.

Os bilhetes têm o preço de cinco euros para adultos e de um euro para crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos.

Últimas Notícias

Comunidade de Leitores e Cinéfilos com tarde cultural no Vau

No dia 20 de outubro, às 15h00, no pavilhão multiusos da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, no concelho de Óbidos, realiza-se a sessão cultural n.º 548 organizada pela Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha em vinte anos.

Morre em queda do nono andar

Uma mulher de 61 anos morreu na sequência da queda do nono andar de um prédio na Avenida da Independência Nacional que faz esquina com a Rua da Paz, nas Caldas da Rainha, na passada quarta-feira, pelas 13h00.

Prisão para trio detido por roubo

Ficaram em prisão preventiva na cadeia de Leiria três homens, com idades entre 28 e 48 anos, detidos em Alfeizerão pelo Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha da GNR pelos crimes de roubo, furto qualificado e posse ilegal de armas em vários concelhos do distrito de Leiria e Coimbra.