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Termas assinam protocolo com unidades hoteleiras para criar oferta diferenciadora

O Hotel Sana Silver Coast, o Água d'Alma Hotel e o 19 Tile foram as primeiras unidades hoteleiras do concelho que assinaram, no dia 16, um protocolo de colaboração com as Termas das Caldas da Rainha, que permitirá aos hóspedes usufruir tratamentos termais em condições exclusivas.

A iniciativa visa reforçar a oferta turística de Caldas da Rainha, valorizando o termalismo enquanto produto estratégico para o concelho, e promover a cooperação com os agentes locais do setor turístico.

“Queremos promover o território e a nossa oferta termal”, salientou o presidente da Câmara, Vitor Marques, na cerimónia de assinatura dos protocolos, que teve lugar no Salão Nobre do Hospital Termal.

Ao mesmo tempo, “conseguimos também proporcionar aos vossos hóspedes uma oferta diferenciadora, que queiram este tipo de serviços”, acrescentou o edil caldense, elogiando a qualidade das unidades hoteleiras que participam nesta iniciativa.

As Termas das Caldas têm uma oferta terapêutica, mas também ao nível do bem-estar, que pode ser uma mais-valia para captar clientes para estas unidades hoteleiras.

Vitor Marques salientou que existe um plano para o crescimento do termalismo nas Caldas, com a construção de um novo balneário. Está já garantida uma verba de cinco milhões de euros de fundos comunitários para essa obra.

Henrique Correia, do Água d’Alma Hotel (Foz do Arelho), elogiou a iniciativa da autarquia, que permitirá “colocar as Caldas da Rainha novamente no mapa do termalismo, não só de saúde, mas também de bem-estar”.

Segundo o empresário, existem serviços de bem-estar disponíveis nas termas, como o duche vichy, que podem interessar muito a “um público de fim-de-semana ou de escapadinha por uns dias”. A oferta pode ser disponibilizada em pacote e vendida através das plataformas turísticas online, ao nível mundial.

A diretora do Hotel Sana Silver Coast também elogiou a autarquia e a direção das Termas por esta iniciativa. “Era algo que fazia falta. Regularmente há pessoas que contatam o nosso hotel a perguntar se podem vir fazer tratamentos às termas das Caldas”, adiantou Susana Ribeiro.

Pedro Marques da Costa, da Unlock Hotels (19 Tile), sublinhou a forma como Sara Oliveira, responsável pelas Termas das Caldas, “abriu-nos as portas para esta possibilidade de termos uma parceria e providenciarmos uma experiência de qualidade aos nossos clientes”.

A Unlock Hotels está a gerir o alojamento local 19 Tile há cerca de um ano, tal como já acontecia com a Casa Senhoras Rainhas, em Óbidos. “A nossa presença nas Caldas tem a ver com uma lógica de convergência de destinos. Os nossos clientes não conhecem as fronteiras entre os concelhos e, para eles, há uma região com um conjunto de ofertas que enriquece as suas experiências”, explicou o gestor.

A vereadora do Turismo, Conceição Henriques, destacou que a Câmara tem trabalhado de forma transversal entre os vários setores de forma, neste caso envolvendo o setor turístico e a saúde. “Queremos trabalhar no turismo de nicho, que atrai em valor o que não atrai em volume”, explicou.

Após a assinatura do protocolo, teve lugar uma sessão de “focus group”, integrada na fase de diagnóstico do Plano de Posicionamento Estratégico da Marca Caldas da Rainha, que está a ser desenvolvida pela empresa CH Business Consulting para o município.

O “focus group” visou recolher os contributos e as perspetivas estratégicas do setor hoteleiro, elemento fundamental na cadeira de valor turístico.

O consultor Cristóvão Monteiro explicou que a ideia é ir muito mais além do que criar uma marca corporativa do município, elaborando um projeto para “posicionamento e de afirmação, de forma consolidada e integrada, do que é a promoção das Caldas da Rainha”. Não só na perspetiva turística, mas também na captação de investimentos, dinamização cultural e outras áreas.

Nos próximos meses a empresa irá auscultar as forças vivas do concelho “de forma a perceber como é que a marca ‘Caldas da Rainha’ pode ser gerida a longo prazo e não só pela autarquia”. Para isso, deverá ser criada uma plataforma colaborativa de desenvolvimento do território.

Cristóvão Monteiro, que é também presidente executivo do Centro Estratégico de Inovação Territorial, já liderou projetos de investigação e consultoria estratégica em territórios a nível nacional e internacional.

A elaboração do estudo “Marca Estratégica e Plano de Ação – A Marca das Caldas da Rainha” vai ter um custo de 50 mil euros.

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