emissão em direto

Triatlo de São Martinho do Porto com grande margem de crescimento

Mais atletas participantes, maior adesão do público, mais colaboradores e voluntários envolvidos, são as notas mais salientes da 3ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto, realizada no fim-de-semana 21 e 22 de setembro. Com quase 1500 atletas inscritos, a colaboração de cerca de 130 voluntários e a presença constante do público nas bancadas, […]

Mais atletas participantes, maior adesão do público, mais colaboradores e voluntários envolvidos, são as notas mais salientes da 3ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto, realizada no fim-de-semana 21 e 22 de setembro.

Com quase 1500 atletas inscritos, a colaboração de cerca de 130 voluntários e a presença constante do público nas bancadas, o Triatlo de São Martinho foi sem dúvida um enorme sucesso.

Porém, “a dimensão quantitativa deste crescimento não pode ser dissociada da dimensão qualitativa. A experiência acumulada das edições anteriores permitiu-nos aprimorar um conjunto de detalhes que inevitavelmente elevaram o nível da organização. Uma nova zona de transição, sinalética mais eficaz, zona de meta com grande dinamismo, tudo isso contribuiu para que esta edição fosse a melhor de sempre”, frisa Ricardo Santos, responsável pela secção de Triatlo do Clube de Natação de Alcobaça, parceiro da organização do evento, juntamente com a Federação de Triatlo de Portugal, Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e Município de Alcobaça.

Para a Presidente do CNAL, Cidália Branco, “o entrosamento entre os parceiros é fundamental e isso está vista de toda a gente. Apesar do crescimento notório, o Triatlo de São Martinho do Porto tem ainda uma grande margem de progressão. Temos pois, de arregaçar as mangas e começar já a trabalhar na próxima edição.”

Sérgio Monteiro, diretor de competições da Federação de Triatlo de Portugal destacou as “fantásticas condições naturais que a Baía de São Martinho do Porto oferece para a prática desta modalidade. Temos vindo a receber feedback muito positivo por parte dos atletas que já têm São Martinho do Porto como uma referência obrigatória no seu calendário desportivo.”

O interesse dos comerciantes locais e dos residentes tem vindo igualmente a aumentar de forma significativa, explica Nuno Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto: “o sucesso desta prova demonstra bem que o crescimento da vila passa necessariamente pelo apoio a este tipo de eventos desportivos não motorizados, ou seja, com muito menor impacto ambiental para baía. Para os comerciantes, o fim-de-semana do triatlo representa um crescimento muito importante em termos de volume de negócios, principalmente neste período pós-verão. Os residentes estão também muito mais conscientes da importância do evento, apesar dos constrangimentos. Compreendemos a importância económica e social de um evento desta natureza que tem condições para crescer para outros patamares.”

“São Martinho do Porto é uma verdadeira joia do nosso concelho, com enorme potencial internacional, que está a ser trabalhado por todos os agentes envolvidos, públicos e privados. No que diz respeito à Câmara Municipal de Alcobaça, requalificámos a marginal e introduzimos sucessivas melhorias em matéria de acessibilidades e condições de segurança da praia. No que diz respeito à Câmara Municipal de Alcobaça, requalificámos a marginal e introduzimos sucessivas melhorias em matéria de acessibilidades e condições de segurança da praia, o que nos tem garantido anualmente a certificação da Bandeira Azul. Desde há vários anos que promovemos os concertos de verão na vila e apostamos em provas desportivas como por exemplo o spinning, o padel e, mais recentemente, o triatlo. O acolhimento desta prova pela comunidade local tem sido muito importante para todos os parceiros da organização. A proximidade das eleições autárquicas não permite um compromisso a longo prazo, mas estamos disponíveis para uma adenda ao protocolo que permita a realização de uma 4ª edição no próximo ano. Esta é seguramente a vontade de toda a organização”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Últimas Notícias

Corporação de bombeiros de Óbidos projeta novo edifício com auditório para 500 lugares

Os órgãos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, eleitos no dia 30 de setembro, para um mandato de quatro anos, tomaram posse na noite da passada segunda-feira, tendo o presidente da direção, Mário Minez, manifestado que pretende avançar com a construção de um novo edifício sede, composto também por um auditório com cerca de 500 lugares, por forma a dar resposta às necessidades dos bombeiros e do concelho.

Menor que matou a irmã vai saber a pena a 19 de novembro

A menor que matou a irmã de 19 anos à facada, no ano passado, em Peniche, vai conhecer o desfecho do julgamento no Tribunal de Leiria no dia 19 de novembro, às 14h00, altura em que está marcada a leitura do acórdão. O Ministério Público pede a condenação entre 18 e 22 anos de prisão por homicídio qualificado (12 a 25 anos de prisão) e profanação de cadáver (entre nove meses e um ano), enquanto que o advogado de defesa quer uma moldura mais atenuante para o crime.

Eventos mundiais de surf com impacto económico de 23 milhões de euros

“As ondas não geram só energia, geram também receita”. Esta a conclusão revelada pelo estudo de impacto sócio-económico da realização de duas provas da Liga Mundial de Surf (WSL) em Portugal em 2024. A etapa de Supertubos, em Peniche, do Campeonato Mundial de Surf movimentou mais de 20 milhões de euros e o evento das ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré, mais de 3 milhões de euros.

Raid Figueira da Foz-Lisboa trouxe clássicos às Caldas

Verdadeiras máquinas do tempo efetuaram no passado fim de semana o percurso entre a Figueira da Foz e Lisboa, reeditando a primeira prova automobilística da Península Ibérica, realizada em 1902, que deu origem à fundação do Automóvel Club de Portugal (ACP). Caldas da Rainha foi ponto de paragem, para exposição, no sábado, tendo Óbidos sido palco do jantar de encerramento do primeiro dia.