Mais atletas participantes, maior adesão do público, mais colaboradores e voluntários envolvidos, são as notas mais salientes da 3ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto, realizada no fim-de-semana 21 e 22 de setembro.
Com quase 1500 atletas inscritos, a colaboração de cerca de 130 voluntários e a presença constante do público nas bancadas, o Triatlo de São Martinho foi sem dúvida um enorme sucesso.
Porém, “a dimensão quantitativa deste crescimento não pode ser dissociada da dimensão qualitativa. A experiência acumulada das edições anteriores permitiu-nos aprimorar um conjunto de detalhes que inevitavelmente elevaram o nível da organização. Uma nova zona de transição, sinalética mais eficaz, zona de meta com grande dinamismo, tudo isso contribuiu para que esta edição fosse a melhor de sempre”, frisa Ricardo Santos, responsável pela secção de Triatlo do Clube de Natação de Alcobaça, parceiro da organização do evento, juntamente com a Federação de Triatlo de Portugal, Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e Município de Alcobaça.
Para a Presidente do CNAL, Cidália Branco, “o entrosamento entre os parceiros é fundamental e isso está vista de toda a gente. Apesar do crescimento notório, o Triatlo de São Martinho do Porto tem ainda uma grande margem de progressão. Temos pois, de arregaçar as mangas e começar já a trabalhar na próxima edição.”
Sérgio Monteiro, diretor de competições da Federação de Triatlo de Portugal destacou as “fantásticas condições naturais que a Baía de São Martinho do Porto oferece para a prática desta modalidade. Temos vindo a receber feedback muito positivo por parte dos atletas que já têm São Martinho do Porto como uma referência obrigatória no seu calendário desportivo.”
O interesse dos comerciantes locais e dos residentes tem vindo igualmente a aumentar de forma significativa, explica Nuno Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto: “o sucesso desta prova demonstra bem que o crescimento da vila passa necessariamente pelo apoio a este tipo de eventos desportivos não motorizados, ou seja, com muito menor impacto ambiental para baía. Para os comerciantes, o fim-de-semana do triatlo representa um crescimento muito importante em termos de volume de negócios, principalmente neste período pós-verão. Os residentes estão também muito mais conscientes da importância do evento, apesar dos constrangimentos. Compreendemos a importância económica e social de um evento desta natureza que tem condições para crescer para outros patamares.”
“São Martinho do Porto é uma verdadeira joia do nosso concelho, com enorme potencial internacional, que está a ser trabalhado por todos os agentes envolvidos, públicos e privados. No que diz respeito à Câmara Municipal de Alcobaça, requalificámos a marginal e introduzimos sucessivas melhorias em matéria de acessibilidades e condições de segurança da praia. No que diz respeito à Câmara Municipal de Alcobaça, requalificámos a marginal e introduzimos sucessivas melhorias em matéria de acessibilidades e condições de segurança da praia, o que nos tem garantido anualmente a certificação da Bandeira Azul. Desde há vários anos que promovemos os concertos de verão na vila e apostamos em provas desportivas como por exemplo o spinning, o padel e, mais recentemente, o triatlo. O acolhimento desta prova pela comunidade local tem sido muito importante para todos os parceiros da organização. A proximidade das eleições autárquicas não permite um compromisso a longo prazo, mas estamos disponíveis para uma adenda ao protocolo que permita a realização de uma 4ª edição no próximo ano. Esta é seguramente a vontade de toda a organização”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.